tag:blogger.com,1999:blog-8355911735299308147.post6782546083913938661..comments2024-01-28T23:32:26.860-03:00Comments on IMAGINÁRIO DO MARIO: DIÁLOGOS ROSACRUCIANOS:CAPÍTULO 8: 5° E ÚLTIMO SEMINÁRIO: KARMA, ANJOS E HARMONIA.Mario Saleshttp://www.blogger.com/profile/01794042044779761326noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-8355911735299308147.post-48347760397612287442011-02-07T21:58:32.976-02:002011-02-07T21:58:32.976-02:00O assunto sobre Anjos neste diálogo é um tanto int...O assunto sobre Anjos neste diálogo é um tanto interessante no tocante às crenças e o que foi colocado nas nossas cabeças para acreditar. Eu defendo a premissa do misticismo que não é buscar a intercessão de seres exteriores, mas, antes, alcançar harmonização individual diretamente com a Mente Divina ou Cósmica. <br /><br />Neste particular, o misticismo puro opõe-se à teologia ortodoxa e ao dogma da Igreja, visto que principalmente este último implica em dependência de certos fatores externos para a humana comunhão com Deus.<br /><br />Questiona-se a existência dos anjos como seres divinos protetores e mensageiros preocupados com os humanos mortais. Muito já se escreveu sobre os anjos, especialmente nas últimas décadas, por conta de uma lacuna de obras pseudomísticas e antes comercial que esotéricas sobre o assunto, o que, aliás, não ajudou muito a esclarecer o grande público sobre a verdadeira natureza dos tão comentados seres angelicais.<br /><br />Até próximo do século IV a Igreja interpretava os termos bíblicos de “filhos de Deus” como sendo anjos culpados. Depois passaram a considerá-los como os descendentes da linhagem de Set (terceiro filho de Adão), sendo as “filhas dos homens” a descendência de Caim. Até que identificam três classes de anjos: Elohim (anjos criadores), Querubim (anjos dos elementos e pontos cardeais) e Ben-Elohim (filhos dos Deuses ou anjos menores, semideuses ou algo como “semi-anjos”)<br /><br />Este tema sobre anjos se deve muito ao contato dos judeus com os persas e a respectiva religião mazdeísta. Deles tomaram novos desenvolvimentos para a doutrina sobre os anjos, os demônios, a ressurreição e a ritualística.<br /><br />Por outro lado, o misticismo assume a posição de que o homem pode pessoalmente preencher a lacuna entre sua consciência mortal e a consecução espiritual. Isto requer o despertar da Luz interior, de um Alvorecer de Iluminação. <br /><br />Para o místico, toda liturgia e todo credo são incidentais, constituindo meros recursos pelos quais o indivíduo alcança o conhecimento pessoal de Deus.<br /><br />Encontramos em Martinès de Pasqually quanto Louis-Claude de Saint-Martin suas asserções de que o nosso Guia angelical desempenha um papel fundamental na nossa evolução espiritual.<br />No entanto, ressalva que através de um longo trabalho de introspecção e de meditação, mergulhando nas profundezas do nosso coração, podemos encontrar esse ser de luz que guarda o Santo dos Santos do nosso Templo interior.<br /><br />Então, a minha posição é que não devemos associar os círculos imaginários de energia com uma entidade ou ser que intercede ao nosso favor, como no caso inicial de um Guia angelical, mas, sim, o nosso trabalho em desenvolver a nossa comunhão interior com a essência Divina.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/12964108453179402275noreply@blogger.com