Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

RELIGIÃO E CIÊNCIA NO SÉCULO XXI

Profundamente triste com o ataque a ciência e particularmente à arte Médica, feito em trechos do Appelatio Fraternitatis, este documento com indiscutível viés obscurantista mal disfarçado, que pra minha decepção foi chancelado por todos os Grandes Mestres e pelo Imperator , trago para reflexão a fala do professor Leandro Karnal sobre estes dois caminhos, o da fé e o da razão.
Embora eu tenha aprendido com os Rosacruzes que a Rosacruz não é uma religião seu comportamento, nos últimos anos, deixa dúvidas sobre a atual concepção acerca deste perfil.

7 comentários:

  1. É ruim, porque oque mais me chamou atenção na fraternidade como disse o imperator em uma entrevista, é nosso livre arbítrio, principalmente em relação a religião... Espero que não acarrete mudanças internas na fraternidade, pois não sou afiliado ainda, e um dos quesitos que mais me interessam na rosacruz, é a liberdade de pensamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, a tradição rosacruz é de liberdade e tolerancia com as diferenças. A Rosacruz é maior que os rosacruzes, portanto não confie em mim como palavra final. Tire suas próprias conclusões a partir da sua experiência. O importante sempre é que voce pense com sua própria cabeça e não abra mão do seu direito de ter uma impressão pessoal baseada em seu próprio julgamento. Abraços.

      Excluir
  2. Por favor frater, reproduza no texto os trechos do appelatio que você discorda, assim ficará sobre o olhar do leitor concordar ou não contigo. Portanto um pensamento livre de indução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O frater encontra a minha tradução do Appelatio Fraternitatis na data de 1/5/2015, aonde ressalto as partes que me causaram espécie. Particularmente os trechos que demonstram que o autor do texto tem um viés anti científico, anti médico, estão destacados. PP

      Excluir
  3. Bom Dia a todos, certamente que me aprofundarei nas minhas dúvidas antes de qualquer decisão, vou pesquisar e ler, gostaria de auxílio pois vou me afiliar, mas não conheço ninguém da minha região que pertença a fraternidade, obrigado ao Mário, e ao amigo anônimo pelos comentários e esclarecimentos, abraços.

    ResponderExcluir
  4. "Acrescentamos que nós subscrevemos a ideia segundo a qual todo indivíduo se reencarna quantas vezes forem necessárias para realizar esta tomada de consciência e para atingir o estado de Sabedoria tal qual podemos manifestá-lo na terra" ( Appellatio - Chamado ao humanismo).

    Os grandes mestres podiam dar uma aliviada nestas orientações (para alguns, dogmas disfarçados).
    Porque para aqueles membros que vem de determinadas religiões torna-se uma verdadeira tortura. Creio de devam chegar aos portões da Ordem tantos que poderiam contribuir para seu crescimento, pessoas sinceras mesmo, mas, que acabam sendo literalmente afugentadas quando chegam ao quarto ou quinto graus por não concordarem com alguns princípios sob pena de serem considerados membros que se recusam a evoluir.
    Eu sempre tive em mente que o conceito de reencarnação me fosso sugerido, cabendo a mim através da reflexão concordar ou não.
    Mas veja a continuação do appellatio:
    "Se você admitir esse princípio, ou melhor, essa lei, compreenderá [...]"
    No appellatio, de princípio, já tornou-se lei.
    Bem, não estou criticando por criticar, mas é que eu e mais membros acredito, ficamos agoniados depois de receber um cartão de visitas tão atraente no inicio de nossa afiliação.
    Bem, não sou reencarnacionista, mas não milito contra os que assim pensam, prefiro deixar em suspenso para poder refletir.
    Ah! Ainda em tempo: Acabei de fazer uma leitura panorâmica de seu blog o que me consumiu uns quatro meses. Cinco anos de postagens certo? Aprendi muita coisa, a novela da Teia de Indra foi muito interessante, sei que você passou "uns nervoso" pelos fatos ocorridos, mas na minha simples opinião, você agiu corretamente naquele ocasião.
    Até...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, é assim como o meu caso, venho de determinada religião, e é um pouco ruim quando queremos abraçar uma causa mas não podemos ser ortodoxos em algo, já que nos sentiríamos a parte dos que acreditam em reencarnação ou não, assim como Daniel, eu analiso as idéias propostas, e filtro de acordo com oque meu coração e mente permitem.

      Excluir