Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

terça-feira, 31 de outubro de 2023

 

EU NÃO ACORDO QUANDO ABRO OS OLHOS

 

12/12/2007


I

Eu não acordo quando abro os olhos

Só acordo debaixo do chuveiro

Depois de tomar café

e ler, inteiro,

o jornal.

 

Este é meu normal.

 

Leio jornal dormindo

Tomo café dormindo

Olhos abertos, dormindo,

Pensando, mas dormindo.

 

Assim a manhã vai seguindo.

 

Olhos abertos não são

Uma cabal demonstração

De que alguém está desperto.

 

É certo.

 

Vejo pessoas do carro,

nas ruas e nas casas,

passando por mim,

nas calçadas,

algumas paradas.

 

Olhos nas placas, apáticas.

 

Estarão despertas?

Ou são apenas corpos que se deslocam?

Só corpos?

Será que sonham enquanto andam?

 

Caminharão dentro de seus sonhos?

 

II

 

Eu não acordo quando abro os olhos

Só acordo no batismo do banheiro

Ritual com odor de sabonete.

 

O sabonete é meu incenso, cheiro,

No ar,

Na iniciação do dia incipiente,

Com água fria e café quente.

 

antes do banho e do despertar.

 

Quando vejo as pessoas apáticas

no mundo, nas calçadas,

percebo que muitas não foram tocadas

Pelo despertar/batismo das águas.

 

A maioria apenas se desloca

E se esbarra,

distraída

Em seu sono particular.

 


Acho difícil alguém, assim, acordar.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário