Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

BASES NEUROFISIOLÓGICAS DO SONHO: Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro

Os místicos em seus encontros esotéricos sempre comentam a importância dos sonhos na busca do auto conhecimento. Existem escolas como a Tradicional Ordem Martinista que dedicam dois encontros específicos ao estudo de uma classificação e tipologia própria dos Sonhos. 
É interessante, por isso, acompanhar o que temos hoje em relação a este fenômeno, a experiência onírica, e suas correlações com a neuroanátomofisiologia , de forma a observar mais de perto este momento peculiar da consciência, podendo ao final chegar a conclusão exposta nesta palestra de que "sonhos não são oráculos determinísticos, mas sim antecipações probabilísticas" que nos ajudam a lidar com os problemas do dia a dia e aprofundam nossas habilidades em resolvê-los.
Altamente erudita e rica em informações, a palestra do Dr. Sidarta é particularmente esclarecedora e mostra como hoje fazemos a leitura neurofisiológica de afirmações freudianas e junguianas, que antes foram entendidas como meramente especulativas, e que se mostram, contemporaneamente, pertinentes e atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário