Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 3 de novembro de 2013

QUEM SERÁ P.A.LF.DG ??????






Recebi este comentário de um leitor do blog, como de hábito anônimo, sobre o post "O Rosacrucianismo e o Martinismo: alguns conflitos doutrinários" o qual partilho com voces porque partes da resposta podem ser enriquecedoras para a pesquisa de cada um.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O ROSACRUCIANISMO E O MARTINISMO : ALGUNS CONFLITO...":

As comparações limitadas a uma dado espaço e tempo acabam mostrando diferenças, as quais poderiam ser dadas como inexistentes ou não, em outros limites. Com nosso limitado estado de consciência não somos capazes de julgar corretamente, ainda, as nossas/outras ordens, suas potências, ou mesmo, pelos atos de seus obreiros, sobretudo não podemos julgar a escolha por alguém, por uma religião ou por uma dada escola filosofica, mistica, esoterica ou ocultista, ...."o melhor", certamente, acontecerá para cada um!
O Martinismo foi estabelecido nas bases da tradição cabalistica- cristã, logo, seus integrantes sobem a arvore sefirotica pelas colunas que possuem mais afinidade! Um outro fato conhecido é que nem todas as derivações do Martinismo possuem o conteúdo completo martinezista consigo. Até mesmo o RER de hoje em dia está distante dos tempos de Willermoz. A via cardiaca, muito difundida internamente atraves dos tempos (... era chamada e é conhecida como sendo uma via segura, tanto por aqueles que só conheciam profundamente este caminho ou não), e é atualmente a via mais utilizada no Martinismo, pois comparando-a com o caminho Teúrgico, este é um caminho muito dificil, que requer uma série de requisitos pessoais, além de ter que TER a afinidade de trabalhar com as respectivas sefiras. O conhecimento sobre cabala, asceses e ritualisticas especificas, que nem todas as ramificações Martinistas possuem, são necessários para desenvolver este caminho...; Assim, o "equilibrio" não é o estado final a ser obtido, é necessário sair de Malkut e subir pelas sefiras...; Quem possibilitou esta ligação (?), qual a sua descendência espiritual (?) ..e etc.
Um Martinista diria que seria através da leitura da imensidão Divina que encontraremos a verdade absoluta, logo, não é atraves do intelecto que se encontrará as respostas corretas, assim, comparações / digressões intelectuais sobre a temática, irão levar somente a uma direção de dúvida e divisão, assim, cada um deve sentir o caminho que deve seguir, pois o melhor virá para cada um...

O Martinista é, portanto, um cabalista-cristão..., simples assim!
PP
TFA,
P.A.LF.DG.´.


Ao qual dei a resposta abaixo, ainda incompleta :

Mario Sales deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O ROSACRUCIANISMO E O MARTINISMO : ALGUNS CONFLITO...":

Então como seu comentário é vasto vamos por partes, sempre lembrando que é muito triste falar com um desconhecido, mas vá lá:
Primeiro, concordo com você sobre o viés relativista; não é o caso aqui, embora você comente que "As comparações limitadas a uma dado espaço e tempo acabam mostrando diferenças, as quais poderiam ser dadas como inexistentes ou não, em outros limites". Meus comentários, até por falta de conhecimento de outras práticas, restringe-se a minha experiência como rosacruz da AMORC e de Martinista da TOM. Somente.E isto no período da primeira década deste século, entre 2005 e 2010, 5,6 e 7 como aluno e 8,9 e 10 como mestre de classe e da Heptada. É só o que conheço, e é disso que falo; outra coisa, eu não faço julgamento de escolhas, como você adverte no trecho "sobretudo não podemos julgar a escolha por alguém, por uma religião ou por uma dada escola filosófica  mistica, esotérica ou ocultista, ...."o melhor", certamente, acontecerá para cada um", apenas analiso o discurso de cada uma das duas linhas que são diferentes, mas que o estabilishment da AMORC tenta apresentar como extensões uma da outra; existem mesmo pontos conflitantes como descrevi; você fala também que "um outro fato conhecido é que nem todas as derivações do Martinismo possuem o conteúdo completo martinezista consigo", e é verdade e salvo engano comento isto no post. Existe mesmo um artigo de Renée Guenon, "O Enigma de Martinez de Pasqually" disponível no site da Sociedade de Ciências Antigas (SCA) que diz textualmente que o Martinismo e o Wilermosismo nada tem a ver com o Martinezismo, afirmação com a qual eu concordo. Quanto a Via Cardíaca ser muito difundida existe uma razão para isso: o método Teúrgico não é apenas mais difícil, é uma estratégia equivocada. Quem precisa invocar anjos para saber como ser um ser humano melhor , demonstra que tem uma mente psicologicamente infantil. Desde Freud o Ocidente sabe a importância da Mente em nosso comportamento e que ela deve ser nosso foco. Krishnamurti dizia mesmo que "quem olha para fora dorme; quem olha para dentro desperta". O show pirotécnico de Martinez nos Ellus Cohen era, ao fim e ao cabo, apenas isto: pirotecnia inútil do ponto de vista psicológico e espiritual. Só cresce que encara seus demônios e não seus anjos, no silêncio de seu quarto e no anonimato de sua solidão. Por enquanto comentarei estes trechos de seu comentário. Grande abraço.


Agora a pergunta que não quer calar: QUEM SERÁ P.A.LF.DG ??????