Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

sábado, 13 de outubro de 2012

MUITAS CAUSAS E UMA ÚNICA CONSEQUÊNCIA, MUITAS CONSEQUÊNCIAS DE UMA ÚNICA CAUSA


por Mario Sales, FRC.:, C.:R.:+C.:, S.:I.:(membro do CFD)

A idéia linear de que a cada ação corresponde uma reação de força igual e contrária é insuficiente para representar a complexidade da vida e do Karma.
A sequência que nossa mente aceita e compreende mais facilmente é aquela das pedras de dominó que se derrubam em sequencia.
Um fato gerando outro fato a sua frente que gerará o fato seguinte.



Na vida as coisas não são tão simples assim, e lembram muito mais os ramos que surgem de outros ramos de uma árvore do que uma linha que se estende, reta, ao infinito.
Existem lateralizações e, às vêzes, uma única ação desencadeia múltiplas reações.
Como a bola de bilhar lançada no início do jogo sobre o triangulo parado de outras bolas, e cujo impacto faz com que todas se movam, num padrão matemático complexo e simultâneo.




A sucessão de eventos desencadeados por um único impacto é mais fiel aos acontecimentos da vida cotidiana. Nunca temos ou teremos uma idéia clara de quais serão as consequências de um único ato nosso, mas com certeza ele se somará a outros fatos que só o Criador consegue acompanhar, e juntos levarão a um desencadear de acontecimentos ou a um único e significativo evento que será a resultante de toda esta agitação, como descrito matematicamente, na Teoria do Caos.
Portanto o ditado de que "a semeadura é livre, a colheita obrigatória" poderia ser substituído por "a semeadura, por mais cuidadosa que seja, gerará uma colheita de qualidade imprevisível". E isto, imprevisível, não quer dizer ruim, mas algo que está acima de nossas possibilidades de previsão, dito de outra forma, corresponde a presença de Deus na existência, também conhecida como "O Acaso".
Não nos angustiemos, portanto. Nossos atos ou suas consequências são apenas parcialmente responsabilidade nossa. Tudo está nas mãos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário