Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 13 de março de 2011

DEFINIÇÕES

por Mario Sales FRC.:,S.:I.:,M.:M.:

Para encerrar a conversa:

1. Martinismo não é Martinezismo. A TOM é TOM por que é a Tradicional Ordem Martinista e não a Tradicional Ordem Martinezista.
2. Para bom entendedor, pingo é letra: da Teurgia do passado, restou apenas a Prece, Graças ao Cósmico e a Iechouá.
3. TOM não é Ellus Cohen. E ponto final.

Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça.

Um comentário:

  1. O Martinismo não é Saint-Martianismo !
    A Ordem Martinista foi fundada por Papus como uma síntese dos ensinos de Pasqualy, Willermoz e Saint-Martin, e perpetua os ensinos destes 3 mestres passados.
    Até a década de 80 a TOM tinha aliança nos Estados Unidos da América com a OM&S. Tradicionalmente a OM&S trabalha as duas vias: Cardíaca e Operativa. Logo, em suas raízes a TOM também trabalhava com a via operativa. Se os dirigentes da AMORC cada vez mais querem adaptar o martinismo da TOM ao rosacrucianismo spenceriano, isto é uma particularidade dela, não do Martinismo. Um grupo Saint-Martiniano legítimo não deve usar rituais, nem paramentas, nem templos, apenas preces, meditação e a busca interior, para isto basta ler as obras de Saint-Martin e comprovar que ele dispensou toda esta ferramentaria ritualística. Se as Ordens Martinistas usam esta ferramentaria, é porque se alicerçam nos 3 mestres passados e não unicamente em Saint-Martin.

    ResponderExcluir