Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 3 de abril de 2011

PROF.CLAUDIO ULPIANO

Nos meus saudosos tempos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um nome rondava meus ouvidos sem que eu atinasse com clareza sua significação. Fosse por comentários elogiosos de outros alunos que o conheciam, fosse pelos comentários de seu irmão, Ivair Coelho, meu professor de Filosofia da Diferença, o nome de Claudio Ulpiano, tal qual uma lenda, permeava os corredores do IFCS-UFRJ e nos causava a curiosidade de saber quem era este professor que tanto entusiasmo causava em quem o tinha conhecido. Claudio era professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) no bairro de Vila Izabel, e da UFF(Universidade Federal Fluminense), em Niterói, RJ.
Graças a esta maravilhosa modernidade e aos recursos de informática, hoje, 26 anos depois, eu o conheço, face a face, em alguns vídeos do You Tube. Falando sobre um tema apaixonante , o pensamento Spinoziano, Claudio demonstra nesta gravação a sua didática e sua habilidade de facilitar àqueles que o ouvem a compreensão daquele que é tido como um dos mais interessantes e complexos pensadores de todos os tempos.
Basta assistir os vídeos abaixo para se compreender o que digo. A marca do verdadeiro mestre é a sua capacidade didática, que pode ser definida como a capacidade de tornar claro, a quem escuta, aquilo que é, em si, obscuro.
E isto, vocês verão, Claudio dominava. Digo dominava porque sua existência física terminou em 1999, aos 67 anos, mas sua obra como professor continua em sites como http://www.claudioulpiano.org.br/ aonde é possível assistir aulas suas e ouvi-lo pleno de energia intelectual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário