Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Qualidade de Vida e Higiene Mental

por Mario Sales, F.R.C , M.: M.: , S.: I.:



Recentemente , em artigo publicado na Folha de São Paulo, o jornalista Gilberto Dimenstein nos dá conta do nascimento de um novo profissional: o especialista em conhecimento. Este é o indivíduo que será o responsável pela filtragem da informação que chega aos borbotões todos os dias via pager , TV a cabo ou via satélite ,Internet ou por métodos convencionais como jornais impressos , as TV s abertas e o rádio.

Por causa disso ,estamos vivendo o paradoxal problema da mesmice ,ou seja , com tantas fontes de informação o cérebro é levado a estado de desinteresse e já não capta , com a atenção necessária , as informações que lhe chegam , ou as capta de forma imperfeita , superficial , descoordenada , num verdadeiro exercício de analfabetismo funcional .





Seria o mesmo dizer que de tão cheia de dados a mente dos homens modernos está se tornando vazia .Que podemos fazer em relação a isso ?



Se alguma coisa é certa em relação ao avanço intelectual e social , é que ele nos torna mais seletivos . Embora recebamos um número cada vez maior de apelos ( da propaganda de TV ou impressa ) recusar a maior parte deles é , sem dúvida , demonstração de inteligência .

Um velho professor do instituto em que estudei Filosofia , dizia , em uma palestra , que a vida era muito curta , havia muitos livros bons para serem lidos e era obrigação dos mestres ensinar aos seus alunos quais eram os livros mais importantes para que não perdessem tempo com textos inúteis .

O especialista em conhecimento , citado no início desse artigo , tem a mesma função , nas empresas em que desempenha seu trabalho . Ele organiza a informação e a transforma em conhecimento aplicável ,de forma a poupar o tempo dos funcionários da empresa que precisam de atualização permanente e adequada e não poderiam despender um tempo precioso na garimpagem do que é importante saber e o que não é. Portanto , a primeira e mais adequada atitude para se ter uma mente intelectual e psicologicamente sólida é alimentá-la com o substrato correto , para evitar confusão e desperdício de nossas preciosas energias mentais . Da mesma maneira que o ar que respiramos deve ser o mais saudável para que o corpo não padeça de doenças , a qualidade de nossos pensamentos também deve ser apurada , pela mesma razão .Ora , já que falamos de saúde e de qualidade do pensamento , façamos uma abordagem rosacruciana desses dois aspectos .







Para a Ordem Rosacruz , Sistema e Ordem não são dois princípios aplicáveis apenas a vida material , principalmente porque para os rosacruzes , como para Espinoza , matéria e espírito convivem em um contínuo ininterrupto, sem intervalo, de forma que , como todos podem comprovar no cotidiano , coisas do corpo influenciam nossa disposição mental e coisas da mente podem predispor a doença e a saúde em nosso corpo . Vamos ouvir o que diz Gurdjieff, um pensador místico, não Rosacruz , acerca disso :

“- O pensamento é substancial , como tudo o mais...Já lhe disse , tudo no Universo é material .” Gurdjieff tem razão . O pensamento tem substância .Embora invisível , inodoro, sem som , desencadeia efeitos os mais intensos em quem os emite ou os recebe . O vento , invisível , empurra o barco . A radiação , invisível , mata quem a ela se expõe demasiadamente .O ar que respiramos , invisível e sem som , nos mantém vivos ; uma vez que fossemos privados do ar que respiramos cairíamos mortos , imediatamente.

Portanto , como tantas coisas invisíveis , sem som , mas material, como ensina Gurdjieff , o pensamento tem substância e desencadeia efeitos visíveis , algumas vezes benéficos , outras não , afetando nossa saúde e capacidade de realização . Desta maneira , a qualidade de vida mental é um fator tão importante para o desempenho profissional quanto para o existencial , e assim , se nas empresas já existe alguém para administrar a informação e transformá-la em conhecimento , selecionando-a , também os místicos rosacruzes são estimulados a administrarem as emoções , filtrando-as , de forma a expressar apenas aquelas de bom teor. Viver bem , com qualidade de vida é ,acima de tudo , gozar de qualidade psicológica e mental , tanto quanto material . Nos seus quase 4000 anos de história , a Ordem Rosacruz pregou , incansavelmente , a busca de harmonia na vida cotidiana a seus membros , recomendando-lhes que procurassem a todo custo , higiene tanto física quanto espiritual.

A vida é dual na sua manifestação e se, ambos estes aspectos , físico e mental , não forem contemplados adequadamente, não pode haver felicidade verdadeira . Daí para diante , qualquer comentário passa a ser demasiadamente óbvio . O que é interessante é que nos Estados Unidos , passou também a ser comum a busca de uma maior qualidade de vida , independente do maior ou menor sucesso financeiro .O movimento , que começou em Seattle , chama-se de Simplicidade Voluntária e consiste em recusar um emprego ou uma promoção se de alguma forma o preço social e psicológico em troca for muito alto , como ganhar mais para trabalhar mais , mas exatamente por causa disso , passar menos tempo junto aos familiares ou gozar de menos horas de lazer . Este movimento considerado moderno , é apenas a constatação do que os rosacruzes têm pregado ao longo dos séculos . Para citar o pensador francês Alexis Carrel , é mais importante a qualidade da vida do que a própria vida .

E a qualidade mental é peça fundamental dessa qualidade . Portanto devemos fazer o possível para não trabalharmos em excesso , dar a nós mesmos momentos de tranqüilidade e silêncio , de preferência junto a Natureza , em harmonia . Devemos ler coisas inspiradoras e assistir programas de TV que sejam edificantes . Se não os acharmos em nenhum canal , procuremos uma leitura ou simplesmente o repouso de nossa psique , ouvindo uma música de boa qualidade , suave , e que nos eleve à condições psicológicas agradáveis . A escolha do estilo é pessoal já que nenhuma música que nos cause desprazer ou incômodo , erudita ou não , pode nos fazer bem . Devemos buscar harmonia em nossa família e no trabalho , aplicando a técnica Rosacruz da tolerância permanente e persistente , para estabelecer em torno de nós um ambiente de alegria e contentamento . Gestos e palavras rudes , sempre que possível , devem ser evitados , sem artificialidade ou hipocrisia , mas sempre ponderando que às vezes ( ou melhor , sempre ) um sorriso é muito mais devastador que uma carranca fechada .

Todos temos problemas e nossos companheiros de convívio social , enquanto seres humanos , com certeza os têm tanto quanto nós . É nossa obrigação como rosacruzes , e deveria ser a ambição principal mesmo para aqueles que não pertençam a nossa ordem , antecipar este pressuposto e , municiados com esta informação, dar , a todos que pudermos, atenção e carinho suficientes para diminuir sua tristeza e desencadear uma onda de bem estar em torno de nós . Essa será a primeira conseqüência direta de uma maior qualidade mental em nossas próprias vidas . E segundo imagino , já será um excelente começo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário