Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 9 de dezembro de 2012

UM TESTE DE LEALDADE


por Mario Sales, FRC.:, Gr.:18 - C.:R.:+C.:, S.:I.:(membro do CFD) 



"O lema que muitos amorquianos bradam batendo no peito "A mais ampla tolerância na mais irrestrita independência" é puramente teórico, pois em toda história da AMORC ela nunca aceitou qualquer tipo de movimento ou grupos de membros que pudessem tirar o poder centralizador das Grandes Lojas. Você preferiu abdicar do espírito incansável de busca rosacruz e acatar a ordem, eu me afastei e busco cada vez mais o espírito rosacruz que encontramos nos 3 manifestos R+C como nas Cartas Rosacruzes. O verdadeiro rosacrucianismo está muito além de uma organização que dita o que os membros podem ou não fazer... FRATER AEC"

"Não tentes estudar a mais elevada de todas as ciências se, de antemão, não resolvestes entrar na via da virtude; os incapazes de sentir a verdade não compreenderão minhas palavras. Só os que entram no reino de Deus podem compreender os mistérios divinos e aprender a verdade e sabedoria, na medida da sua capacidade para receber a luz divina da verdade. Aqueles que se guiam unicamente pela luz da inteligência não compreendem os mistérios divinos da natureza; as suas almas não podem ouvir as palavras que a luz pronuncia. Mas aquele que abandona o próprio eu pessoal pode conhecer a verdade. "  In Cartas Rosacruzes, Carta I, SABEDORIA DIVINA http://www.fraternidaderosacruz.org/cartasrc1.htm

Este comentário me chegou agora há pouco, referindo-se ao cancelamento e desativação por instrução do Grande Mestre da iniciativa e do site da Teia de Indra, proposta como um canal para contato direto entre os artesãos e o próprio GM. A pessoa que se identifica por este pseudônimo é um velho colaborador do blog, leitor atento e crítico, como é de se esperar de uma pessoa inteligente. Tivemos um interessante e instigante debate há um ano atrás, se bem me lembro, que foi uma das mais estimulantes momentos do blog, pelo que agradeço ao irmão esoterista. 
E agradeço também por me mandar este comentário de forma que, ao respondê-lo, eu possa elaborar meu luto pela minha idéia, e minhas reflexões sobre meu relacionamento com a Instituição Rosacruz através de sua manifestação organizacional mais difundida, a AMORC. 
Eu não sei quanto ao frater, mas eu tenho dificuldade em reagir a golpes muito fortes no momento em que eles acontecem. Por isso estes dias imediatamente após o acontecido, eu tenho estado recluso e pensativo, ouvindo conselhos de pessoas que eu respeito, como minha esposa, que é uma alma particularmente diferenciada e de uma bondade intensa, e relembrando com tristeza a ausência de meu mestre de Cabala e de Rosacrucianismo, Frater Reginaldo, que nos deixou subitamente este ano, que comungava comigo suas queixas e com quem eu dividia as minhas, sobre os rumos que AMORC tem tomado ao longo dos anos. Ele também se revoltava com o que considerava "lentidão de decisões", conservadorismo administrativo, e outros aspectos como a deficiência de conhecimento rosacruciano que detectava em membros da hierarquia da Ordem. Quanto a isto, sua solidão devia ser imensa e homens como ele tinham a autoridade necessária para manifestar esta insatisfação, já que em matéria de esoterismo e de conhecimento sobre o rosacrucianismo, de todas as épocas, nem eu, nem muitos entre nós, com certeza a maioria, não era digno de desatar-lhe as sandálias, sem exagero. E o que nos unia não era nossa equivalência em conhecimento, porque como já disse, tratava-se de um gigante, mas o afeto. Mestre Reginaldo tinha por mim grande carinho e amizade, que era em tudo e por tudo retribuída, e no fundo do meu coração eu o considerava muito mais que meu mestre, meu irmão rosacruciano. Havia, frater AEC, um relacionamento de confiança entre nós, que fazia com que ele tivesse me apelidado de "seu fiel depositário", aquele que guardaria, como guardo, uma cópia de seus arquivos, caso acontecesse, dizia ele em tom profético, alguma intercorrência. 
Quando Frater Helio me pediu que desativasse o site a sensação que tive foi de solidão e desalento, e por isso senti mais forte a falta que a amizade presente de Reginaldo de faz. 
Cumpri a solicitação do GM sem discutir porque penso como oficial e não como membro, e como ex mestre de Capítulo, ex-Mestre da Heptada Martinista da Região e ex-Monitor Regional comporto-me até hoje da mesma maneira como me comportaria caso ainda exercesse um cargo dessa natureza. É como se aqueles que foram tenentes jamais pudessem voltar a ser soldados, pensar como soldados, agir como soldados. 
Não cumprir a solicitação de meu Grande Mestre seria como um ato de rebeldia adolescente, como alguém que não entendesse a necessidade da Hierarquia e da Existência da Autoridade, a mesma Autoridade que não é dada a ninguém por acidente, seja em que aspecto analisemos este fato. 
Hoje mesmo eu refletia sobre o acontecido e concluía que, embora continue achando que os Artesãos necessitam de um canal direto com o Grande Mestre, e que o próprio Grande Mestre se beneficiaria deste contato podendo com isso sentir o pulso da Ordem de modo mais preciso do que através apenas do relatório de seus Grandes Conselheiros; embora continue achando que estamos léguas atrasados em termos de utilização da informática como meio de aumentar os vínculos da fraternidade; embora achando ainda que a Internet não é uma potencial inimiga do esoterismo, mas sua aliada, e que tentar controlar as manifestações dos rosacruzes de AMORC na Internet e restringi-los a um único site é como tentar segurar o vento com as mãos; minha tristeza pela dissolução do site da Teia de Indra tem em parte algo a ver com minha própria vaidade pessoal, com minha noção particular de EGO, e não apenas com o encerramento de um grande projeto ainda no nascedouro. 
Eu ficaria imensamente feliz, mas também envaidecido que uma idéia minha fosse tomada a cabo pela Ordem e transformada em um projeto global. A Internet permite, a meu ver que os Artesãos cumpram sua missão de serem conselheiros em tempo real de seu Grande Mestre, criando uma mente coletiva que se bem administrada aceleraria o acesso a uma sem número de intuições que chegam a cada um desses homens e mulheres pertencentes a Elite da AMORC. 
Mas a idéia foi desautorizada e senti, mal comparando, como se fosse o próprio Abraão, recebendo ordem de seu Deus de matar o próprio e único filho, como prova de sua fé. Só que neste episódio, não houve anjo algum que viesse segurar a mão do devoto enlouquecido por tamanha lealdade à fonte de sua fé e de seu comportamento. Nada aconteceu que impedisse tal fato, o qual foi para mim que o elaborei e nele me empenhei por tantos meses, desastroso. 
Pelo contrário, embora eu recebesse comentários solidários de membros da Ordem no Nordeste e no Sul, da Bahia e de Santa Catarina, passei pela experiência de ver uma sóror pela qual tenho grande carinho, artesã, como eu, "curtir" no facebook a notícia do final da "TEIA". 
É justamente diante da importância que dou ao ocorrido, meu caro Frater AEC, que considero agora este acontecimento um teste de lealdade. 
E acredito que eu tenha sido bem sucedido neste teste, como artesão e como rosacruz. 
Porque como eu disse ao Grande Mestre, frater, e repito a voce agora, o que importa verdadeiramente não sou eu e nem mesmo o Grande Mestre, enquanto indivíduo social, mas a Ordem. Só a vaidade poderia me levar a entrar em rota de colisão com a AMORC por causa deste evento. 
Se tenho minhas próprias opiniões acerca de como a AMORC deveria conduzir seus assuntos, se tenho sugestões a dar ao Grande Mestre como artesão, se tenho idéias que intuo e retransmito a ele sob a forma de cartas ou emails, não faço mais do que cumprir meu papel como Artesão. Apenas retransmito o que o Cósmico me dá e mesmo aqueles que acham, aqui na minha comunidade rosacruz local, que ao repassar e publicar minhas opiniões estou sendo inadequado ou indisciplinado ou mesmo artífice de uma conspiração respondo que, na verdade, conspira contra a Ordem aqueles que se acomodam e que se negam a contribuir com idéias para que as decisões do GM possam ser mais ricas e produtivas para AMORC. 
Em última instância, a responsabilidade das decisões administrativas da Grande Loja de Língua Portuguesa recaem sobre as suas costas e, cada decisão que ele toma não visa contemplar apenas a árvore, mas sim toda a floresta. É só a vaidade e o orgulho que fazem alguém supor que é mais importante que outros e quanto a isso não tenho ilusões. Eu sou apenas o 75939 PM, um membro a mais, entre milhares de outros, e todos precisariam ter a noção clara de que isso não implica ser menor do que ninguém, mas muito menos os torna melhor que qualquer um. 
Confesso que pensei em abandonar a Ordem depois do ocorrido. Só que como minha esposa lembrou, isso não é possível já que eu não estou na AMORC, mas é AMORC que está dentro de mim. 
Amo esta organização à qual pertenço há dezenas de anos, e talvez já tenha pertencido em outras existências. 
Sei exatamente o que fazer dentro dela, e não saberia o que fazer fora dela. 
Minhas opiniões são apenas isto, minhas posições entre centenas de posições, de centenas de pessoas que acham, como eu acho, que estão fazendo o melhor pela Ordem ao fazerem ou dizerem o que fazem ou dizem. 
Com certeza, meu bom frater, voce está certo ao questionar a validade deste lema "a mais perfeita liberdade na mais completa tolerância" que Parucker gostava de repetir quando ocupava o cargo de Grande Mestre. 
Tal situação é impraticável do ponto de vista administrativo ou mesmo social. Talvez o que falte seja acrescentar uma palavra singela, mais estratégica, ao lema. 
E esta palavra é a palavra "possível". 
Assim, teríamos algo muito mais realista, ao gosto do próprio Espinoza, com o qual concordo, que jamais acreditou na Liberdade, muito menos no livre arbítrio como fenômenos realizáveis em sua plenitude. 
Sempre existem restrições, Frater AEC, sempre existirão limitações a nossa vontade, quer queiramos ou não. E isto é assim mesmo, é assim que as forças sociais e psicológicas interagem, seja nas grandes guerras, seja nos grandes debates, seja nos embates político partidários, já que "vivemos num mundo tumultuoso, em constante transformação". 
Somos forças entre outras forças, dentro da visão mais realista "da mais perfeita liberdade possível na mais completa tolerância possível". 
E assim, se o Grande Mestre não acredita que a "Teia de Indra" pudesse lhe auxiliar a ter um contato mais pessoal com todos os artesãos daqui até a África e Portugal, paciência. 
Cumpri minha obrigação como artesão e lhe fiz uma proposta. Cabe a ele tomar a decisão de aceitá-la ou não. 
Esperemos que ele tenha tomado a decisão certa e que tenha um projeto muitas vêzes melhor para implantar nas anunciadas mudanças que estão prometidas para 2013. 
Pois como místico creio que ninguém está no lugar em que está sem que o Cósmico permita e determine. 
Desta forma, nosso Grande Mestre é o frater Helio de Moraes Marques e a ele, como ex-oficial de AMORC, como membro da Ordem e como artesão, eu devo lealdade. Devo além disso lealdade a mim mesmo, às minhas crenças pessoais e às coisas nas quais acredito e que jurei em templo defender, juramentos dos quais não me esqueci. 
Não há portanto em mim nenhuma intenção diferente daquela de servir a minha Ordem e a meu grande Mestre, embora alguns frateres e sorores, menos inquietos e menos participantes do que eu, pensem diferentemente. 
E continuarei servindo, dentro de minhas habilidades e possibilidades , como membro de AMORC e não fora dela já que não existe, a meu ver, Ordem mais bela e completa na face da Terra.

12 comentários:

  1. Caríssimo Frater, querido Mestre,

    Tanta coisa passou-me pelo coração e pela mente, ao ler seu post... Poderia, aqui, tecer comentários que talvez ocupassem várias páginas, mas vou me limitar a dizer que suas palavras, além da óbvia prova de sucesso em um grande teste, como o próprio Frater mencionou, são um GRANDE EXEMPLO para todos os que se deixam levar pela visão compreensivelmente limitada de quem ainda se encontra no sopé da montanha. A vaidade, o orgulho e a presunção são filhas diletas do monstruoso e terrível Ego, que, mais do que qualquer outra coisa, é o centro do qual parte tudo o que "é destruidor da Luz". Seu post é uma confissão pública de tudo o que eu e todos nós ansiamos por confessar mas não temos coragem! E é também - e principalmente - um libelo, a ser urgentemente emulado, à verdadeira Lealdade, não a lealdade à uma pessoa, mas à nossa própria Aspiração e à nossa própria Alma e tudo o que ela representa. Determinações vêm e vão; manuais e normas são escritos e já mudam; cargos são assumidos e já têm seu tempo concluído. Apenas a sêde por Luz, aquela sêde que nos levou a bater em Portais que nos foram abertos, e a ter acesso a Sagrado Conhecimento que anós foi confiado, essa nunca é saciada! E é exatamente a essa e por essa Luz que assumimos nossos solenes e sagrados Compromissos. Creio firmemente que o Cósmico e os Mestres atuam de forma misteriosa e, às vezes, aparentemente contraditória, através daqueles que juraram até mesmo colocar sua pessoa e sua família em segundo plano, em prol da Rosacruz. Creio firmemente nisto! Outras "Teias de Indra" existirão, talvez não da forma como as concebemos, mas, sem dúvida, sendo sempre canais portadores da intenção, do amor, e do espírito de Servir daqueles que, como o Frater, dedicam suas vidas à Luz Rosacruz. E os que hoje detêm as maiores responsabilidades saberão, eu o sei, a seu tempo, responder a tais estímulos cósmicos. Continue, meu Frater e Mestre! Não se deixe abater, pois aquilo que, no Frater, está "abatido" e decepcionado, é o mesmo que, em mim e em tantos e tantos outros e outras, luta por existir, se manifestar e velar a Sagrada Luz que nos foi confiada e que, NÓS SABEMOS, jamais se apagará! Sinto orgulho em ser seu Frater e amigo. Receba meus mais ardentes votos de Paz Profunda!

    ResponderExcluir
  2. “A fraternidade dos sábios é eterna e absoluta. O sol da verdade eterna ilumina o seu templo. O cristal é aquecido pelo sol e esfria-se quando afastado da luz: do mesmo modo, quando a mente do homem é penetrada pelo divino amor obtém sabedoria, porém, se se afasta da verdade, a sabedoria se extingue. As sociedades secretas e sectárias perderam a verdade e delas a sabedoria desapareceu. Amam aos que servem seus particulares interesses e empregam fórmulas e símbolos de que não compreendem a significação. De filhos que eram da luz, converteram-se em filhos das trevas. O Templo de Salomão construído por seus antepassados foi destruído, não existe dele pedra sobre pedra. A maior confusão reina em suas doutrinas. As colunas do Templo ruíram e, no lugar do santuário, rastejam agora serpentes venenosas. Se desejas saber a verdade ou não do que digo, empunha o facho da razão e entra nas trevas. Contempla o trabalho das sociedades sectárias realizado no passado e no presente e só verás egoísmo, superstição, crueldade e assassínio.”
    ...
    "Continha muitas notícias sobre os Irmãos da Cruz e da Rosa de Ouro. Não me é permitido falar de tudo quanto nele aprendi; em resumo, depreende-se que os verdadeiros Rosacruzes formam uma sociedade espiritual que nada tem a ver com as sociedades secretas do mundo. Não constituem uma sociedade, no sentido literal da palavra, porque não têm estatutos, nem regras, nem cerimônias, nem cargos, nem reuniões, nem nada do que estrutura as sociedades secretas. É certo grau de sabedoria que converte um homem em Rosacruz."
    Carta R+C 6

    ResponderExcluir
  3. O Frater é inteligente, um dos pouquíssimos que questiona realmente.
    Poucos membros realmente questionadores ficam na AMORC. A maioria vai na "Santa Convocação" como vão a "Santa Missa" de domingo. Quantos são realmente livres pensadores? A postura da AMORC é sempre "monografimial" você lê e pode até questionar para si, mas uma monografia não aceita questionamento. Ela sempre repete monotonamente seus dizeres... Um mestre que ensina pode ser questionado e sentir as dificuldades do discípulo, mas uma Organização com diretrizes rígidas não modifica sua postura por dificuldades de seus membros... Tem interesses muito maiores em jogo! Alguém já procurou saber qual a arrecadação mundial da AMORC? Se tiver acesso a esses números poderá se assustar sobre quanto dinheiro "rola" em uma escola iniciática.
    Lendo "Rosacrucianismo sem Véus - A Verdade que faltava", de Mauro Alfredo Chagas Reli; além do caso Gary L Stewart vs AMORC sempre me perguntei por que ela nunca trata diretamente de seus escândalos, e quanto maior, maior o tabu!
    Nós podemos saber o lado do Imperator Gary
    http://pt.scribd.com/doc/79667281/Reorganizacao-Rosacruz-1990-P-R-Gary-L-Stewart
    Me diga se AMORC discutiu abertamente com os membros essas questões e porque retirou a acusação contra ele e mudou sua sede e todos seus estatutos se quem estava "errado" era o Gary e não AMORC?

    ResponderExcluir
  4. Digno Frater e Mestre Mario Sales, sabemos de sua dedicação à AMORC e de seu elevado conhecimento místico-filosófico que generosamente tem repartido conosco. Creio que a Teia de Indra seria um ótimo canal de comunicação, resta-nos, todavia, como membros de uma hierarquia acatar a decisão. Paz Profunda!

    ResponderExcluir
  5. De quem é a real culpa pela ovelhização do homem?
    Relendo genealogia da moral, na segunda dissertação, nietzsche fala assim:

    "Essa hipótese sobre a origem da má consciência pressupõe, em primeiro lugar, que a mudança não tenha sido gradual nem voluntária, e que não tenha representado um crescimento orgânico no interior de novas condições, mas uma ruptura, um salto, uma coerção, uma fatalidade inevitável, contra a qual não havia luta e nem sequer ressentimento. Em segundo lugar, que a inserção de uma população sem normas e sem freios numa forma estável, assim como tivera
    início com um ato de violência, foi levada a termo somente com atos de violência - que o mais antigo "Estado", em conseqüência, apareceu como uma terrível tirania, uma maquinaria esmagadora e implacável, e assim prosseguiu seu trabalho, até que tal matéria-prima humana e semi-animal ficou não só amassada e maleável, mas também dotada de uma forma. Utilizei
    a palavra "Estado": está claro a que me refiro - algum bando de bestas louras, uma raça de
    conquistadores e senhores, que, organizada guerreiramente e com força para organizar, sem
    hesitação lança suas garras terríveis sobre uma população talvez imensamente superior em número, mas ainda informe e nômade. Deste modo começa a existir o "Estado" na terra".

    O que vejo aqui é apenas isso, em vez de livres pensadores e rosacrucianos que modificam, revolucionam e contribuem para mudança da própria humanidade como nossos antepassados sonhavam com os manifestos, apenas temos um comportamento de rebanho, dócil e servil, apenas abaixamos a cabeça e dizemos "ASSIM SEJA"!!! Será que ninguém leu o Fama? e o Confessio? Onde está o compromisso com o que acreditamos e sua defesa mesma que custe repreensão ou banimento da instituição? Estamos todos institucionalizados a tal ponto que somos unicamente ovelhas dóceis caminhando para o matadouro?

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria que os Fraters e Sorores, principalmente os mais antigos de AMORC, dissessem verdadeiramente o motivo de nunca ter sido transparente a saída do Imperador Gary da AMORC. Se uma organização faz o banimento do Imperator que é cargo iniciático e vitalício, (quem poderá retirar uma iniciação?) como poupará seus membros se questionarem demais?
    Encontrei a entrevista completa e um amigo gentilmente publicou quando lhe enviei:

    http://pt.scribd.com/doc/116145085/Ordem-Rosacruz-AMORC-Versus-Gary-L-Stewart

    ResponderExcluir
  7. CONCLUSÃO

    Por tudo que escrevi até aqui, aqueles que não me conhecem poderão pensar que sou contra as organizações iniciáticas. Os ensinamentos que elas transmitem, desde que não sejam dogmáticos, são de grande valia.
    As três maiores organizações, a AMORC, a Fraternidade Rosacruz e o Lectorium Rosicrucianum, reclamam para si a legitimidade da Tradição. Dizem ter sua própria egrégora ou campo de força, que protege seus membros. Todas publicam livros e editam revistas, têm suas bibliotecas, atuam em áreas importantes, mas não interagem: hostilizam-se.
    Cada um deve procurar em sua organização o que ela tem de bom a lhe oferecer, questionar aquilo que não compreende e lhe parece confuso e tentar fazer com que os dirigentes sejam mais transparentes em sua relação com os membros.
    Se você escolheu o caminho do misticismo e do ocultismo, saiba que é o caminho do sofrimento até que abandonemos a roda dos compromissos com este mundo. A via é longa, a verdade não pode ser concebida de uma única só vez; caso o fosse, ela nos queimaria, viraríamos pó. Ela nos é apresentada em doses homeopáticas e nem sempre vem sem dor. O caminho é solitário e não há méritos: há Graça. Pareço pessimista? Não, sou realista.
    Vivi no mundo das ilusões e aprendi suas artimanhas sedutoras e perigosas.
    E você? O que procura? A magia ou o poder?
    Se procura a verdadeira magia, a que vai levá-lo ao caminho do Jordão, alguns passos devem ser tomados:
    do conhecimento (pesquise o máximo que puder)
    da simplicidade (observe as criancinhas)
    da humildade (lembre-se dos enfermos)
    do amor ao próximo (esqueça um pouco de você)
    do não julgar (lembre-se de Cristo e Madalena)
    do ousar (conheça todas as artes)
    do não temer (lembre-se: “Nunca estamos sós”)

    Se, porém, o que procura é o poder, tenha consciência de que no mundo das ilusões, onde o poder habita, nada é real. É o terreno do Inimigo, movediço e traiçoeiro. Os seres que habitam esse mundo nunca serão saciados, sempre desejarão mais poder. Sua palavra-chave é sedução. Sua maior arma, nosso medo.
    Boehme nos adverte: “Queres de dia estar de braços com Deus, no entanto à noite queres dançar com o Demônio”.
    E ao decidir abandonar o mundo das ilusões, verá que o Pai o espera de braços abertos. O Inimigo não mais o alcançará e perderá a batalha mais uma vez.

    Os prováveis ataques

    Ataquei os falsos iniciados e os falsos mestres. Com certeza, revidarão. Sendo assim, relacionarei abaixo alguns tipos de ataques que provavelmente receberei:
    Ele não compreendeu a mensagem rosacruz.
    Ele não estava preparado.
    Ele só foi até o 9º grau, portanto não completou os estudos.
    Ele revoltou-se por não ter conseguido o cargo de mestre.
    Ele revoltou-se porque seu amigo foi destituído do cargo de mestre.
    A bibliografia consultada não merece credibilidade.
    Ele é um desequilibrado, tem problemas mentais.
    E, finalmente, dirão: “Queridos membros, de tempos em tempos, a AMORC sofre ataques das trevas. Fiquem atentos, não acreditem no livro do sr. Mauro. Não lhe dêem ouvidos”.
    Rosacrucianismo sem Véus – Mauro Alfredo Chagas Reli, págs 151,152, 173,174

    ResponderExcluir
  8. Um texto singular, mas com implicações profundas para uma reflexão individual à todos os Rosacruzes de ontem e de hoje, quanto a mensagem clara do que é Ser Fiel e Humilde sem esquecer que mesmo assim é tentando e fazendo...que algo se construirá.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Digno mestre Mario sales,

    Antes de mais nada quero expressar o meu orgulho de ter lhe conhecido e ser iniciado por vós.

    Na minha opinião a internet reflete o inconsciente coletivo do Yung), indo mais a fundo: é como um arquivo akasico virtual. Fazendo uma paródia hermética: "Assim como é na mente das pessoas é na internet - e vice versa".

    Pela internet podemos ter uma forma de medir o pensamento das pessoas e ver o quanto o nosso mundo falta para evoluir.
    Poucos são os sites que pregam a verdadeira religião.
    Poucos são os sites que divulgão a verdadeira filosofia.

    Dessa forma acho o seu projeto muito bom e ousado demais.
    (Acredito que no futuro alguem ainda vai usar essa idéia e falar que é uma novidade, não lhe dando os créditos)

    A internet em si não é ruim, o mal uso dela é que sim.

    Acredito que se Leonardo da Vinci estivesse vivo estaria usando a internet com todo o seu potencial, como você faz hoje.

    Peço que não abandone nem a TOM muito menos a AMORC, precisamos muito de sua sabedoria.

    O Irmão é uma das poucas pessoas que me ensinaram na prática a combater o dogma. Inclusive dogmas criados por membros antigos da AMORC e da TOM, mostrando que a instituição não tem culpa... os culpados são os seus dirigentes.

    Desejo ao irmão os meus sinceros votos de Paz profunda, que as rosas continuem a florecer sobre o vosso coração.

    Incognito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é uma alivio e um alento, pena não saber quem o faz, para agradecer pessoalmente.
      Quanto a AMORC e a TOM, o Irmão tem toda razão, não somos nós que importamos mas a tradição que fomos escolhidos para preservar. A lealdade, uma das partes da tríade do artesão, demanda que se não pudermos ajudar nossa Ordem, ou porque não possamos, ou porque não permitam, devemos guardar silencio, e pelo menos não nos tornarmos um transtorno. O mesmo Deus que zela por nós, zela pela Rosacruz e pelos seus ideais.Non nobis domine non nobis sed nomini tuo da gloriam. Este é o lema. Paz profunda meu irmão anonimo e bom ano.
      M

      Excluir
  11. COMO ENTREI NA IRMANDADE DE ILUMINATI APÓS MUITOS SCAMS Olá pessoal
    meu nome é James Clark eu sou do Reino Unido e estou dando um testemunho de como eu entrei
    a irmandade illuminati, eu estava tentando ingressar nesta organização por tanto
    há muitos anos, fui enganado por agente falso na África do Sul e na Nigéria, eu
    caiu, eu não conseguia mais me alimentar e à minha família e tentei fazer
    dinheiro por todos os meios, mas tudo em vão, eu tinha medo de entrar em contato com qualquer illuminati
    agente porque eles comeram meu dinheiro, um dia me deparei com um post de
    alguém dando um testemunho, agradecendo a um homem chamado Stefan Oswald por ajudá-lo
    para ingressar na irmandade illuminati, então olho para o e-mail do homem e o
    número de telefone que estava escrito lá, eu tinha medo de contatá-lo porque eu
    foi enganado muitas vezes por golpistas que comeram meus 500.000 e foram embora
    com o dinheiro, fiquei muito confuso, então decidi entrar em contato com a pessoa
    que foi dado o testemunho e eu liguei para ele e me comuniquei com ele
    em telefonemas antes que ele começou a me contar sua própria história sobre quando ele
    queria participar, ele me disse tudo o que fazer, então eu me decidi e
    chamou o agente chamado Sr. Stefan Oswald e ele me disse tudo para fazer e eu
    foi iniciado, surpreendentemente me deram o benefício de ser um novo membro da
    a grande irmandade illuminati, fiquei muito feliz por aqueles que tentam
    junte-se a esta organização, esta é sua oportunidade de participar CONTATO
    Stefan Oswald liga para +1 (213) 3365018 ou WhatsApp para ele no +1 (213) 3365018 OU e-

    ResponderExcluir