Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA MAÇONARIA NOS DIAS DE HOJE


Por Mario Sales, FRC.:,S.:I.:,M.:M.:


Neste dia comemorativo da nossa Ordem, cabe indagar o que é a Maçonaria , hoje.
Como prática de grupo, com características iniciáticas, a Maçonaria Moderna parece ir na contramão da história moderna, a qual mostra cada vez menos formalismo e mais transparência nas suas instituições de cunho social.
Na verdade, o legado maçônico hoje como sempre, é a formação de líderes pela educação da sua prudência ao falar, da sua capacidade de sentir, e da libertação de seu pensamento de dogmas que o aprisionem e sufoquem seu espírito.
As Lojas Maçônicas não são escolas filosóficas, mas sim escolas éticas, centros de treinamento para aprimoramento humano, que disciplinam seus membros na capacidade de calar, de conter as emoções, de, enfim, canalizar suas energias de forma organizada, tornando cada maçon senhor de seu espírito e de seu destino.

Todo indivíduo que cruza os portais da maçonaria tem a chance de , após algum tempo, transformar-se de homem chumbo em homem-ouro, sofrendo a única transformação alquímica que importa, aquela que aperfeiçoa o Ser Humano, que o melhora como cidadão e como indivíduo.
Queira o Grande Arquiteto do Universo que possamos, nós, membros desta Tradicional Ordem, levar a muitos mais a mensagem e a prática maçônica, melhorando com isso, em qualidade, toda a Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário