Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quarta-feira, 1 de maio de 2013

UM FERIADO PRODUTIVO: EMAILS, TRADUÇÕES E CABALA


por Mario Sales

Rabbi Arieh Kaplan


Hoje, no meio da semana, me vejo em casa, com as vicissitudes que isto implica. Minha esposa providenciou uma faxineira para dar um trato na casa que segundo ela, há muito necessitava, e o que me salvava da vergonha, também segundo sua avaliação de dona da casa, era que os encontros das quintas feiras, da Confraria de Vinho de Maçons e Rosacruzes, "In Vino Veritas" são feitos na penumbra, já que agora não precisamos deixar as luzes acesas para nosso antigo e agora ausente correspondente virtual por dois anos , Reginaldo, que bebia seu vinho em Recife junto conosco, enquanto bebíamos o nosso aqui em São Paulo.
O feriado segue em ritmo de limpeza e agradáveis contatos. Julio que tem feito interessantes comentários no blog, um jovem de apenas 29 anos, mas que soma em uma pessoa a sincera vontade do buscado rosacruz e o amor ao debate do maçon, fez contato comigo via Skipe e tivemos um agradável e breve contato, interrompido pela hora do almoço aqui em casa.
José Marcelo Sobral mandou-me, não sei se individualmente ou como parte de um dos seus maravilhosos emails para a confraria, um texto de Spencer Lewis, sobre a Cura Pessoal. Talvez por causa do destemperado e revigorante desabafo dos últimos dias. O texto é belíssimo e o transcreverei ao final deste comentário.

No mais continuo a minha tradução do Inglês do Sêfer Yetsirah, versão longa, retirado de um manuscrito rosacruz, ainda para o curso do meio do ano na Morada.
O que tem me espantado é a enorme diferença entre as versões de Gra, como traduzida no texto comentado de Arieh Kaplan, Ed. Sêfer, e este que agora me empenho em disponibilizar aos irmãos que comparecerem à Morada, em Junho. Mais uma vez fica claro que não existe Cabala, mas Cabalas, com algumas semelhanças entre elas, mas com diferenças nos detalhes entre elas que as tornam absolutamente distintas.
Já não bastassem a existência de uma Cabala Judaica, uma Cristã, de Pico de laMirandola, e uma Ocultista, ainda é preciso considerar a linha do pensador Judaico em questão, se pré Isaac Luria, se pós Isaac Luria, ou se a versão do livro (no caso o Sêfer Ietsirá) em questão é a Curta, a Longa ou a de Gra, Saadia ou Ramac.


Entre esta que estou traduzindo de um Manuscrito Rosacruz, disponibilizada no site da Grande Loja de Língua Inglesa para a versão de Gra traduzida por Arieh Kaplan, os contrastes são muitos e pretendo aprofundá-los em Junho.
Não se deve estudar Cabala sem este cuidado, como lembrava Reginaldo em várias conversas via Skipe, de antes estabelecer de qual Cabala estamos falando, e qual tipo de Cabala, teórica, meditativa ou mágica está sendo trabalhada.
Como todas as tradições, a Cabala hoje não corresponde aquela do século II DC ou mesmo a do século XII e XIII. Recebeu uma série de novas interpretações e acréscimos interpretativos e comentaristas publicaram muitos textos sobre o assunto, alguns pertinentes e outros descabidos.
E embora só possamos saber o que é bom ou não através de orientadores isentos (o mais fácil) ou do esforço pessoal solitário de leitura (o mais difícil), precisamos de tempo para compreender estes textos, a não ser que sejamos dotados de uma iluminada e esclarecedora intuição.
Na tradução que ora realizo descobri porque os textos são tão complexos e às vêzes ilegíveis. O que eu antes atribuía aos textos em si, descubro agora que se deve aos tradutores, e que a expressão "traduttore, tradittore" é verdadeiramente correta.
Mas não por um ato consciente dos tradutores e sim pela dificuldade da versão e não da tradução do sentido do texto traduzido.

Uma única palavra em inglês pode ter "n" significados, como a palavra "breath" que pode ser respiração, como também hálito, fôlego, sopro, alento ou bafo, e estes por sua vez, podem ter como sinônimos breathing, exalation, breath, respiration, wind (vento), inspiration ou puff. Para sopro ainda temos blow, blowing, whiff ou souffle.
Isto dá uma idéia da dificuldade de uma única expressão como no versículo 8 , capítulo 1, desta versão longa, em que se diz que cada letra hebraica contém "the Breath of God". Estarei correto em dizer que cada letra hebraica possui a respiração, ou o hálito, ou fôlego, ou o sopro, ou o alento, ou o bafo de Deus ou apenas uma destas versões será mais adequada? Neste caso optei pelo sopro já que este como nenhum outro de seus companheiros implica em um movimento do alento divino eminentemente voluntário, já que posso involuntariamente respirar, ter algum tipo de hálito, ou ter fôlego, exalar algum tipo de bafo, mas não soprar. E a voluntariedade do ato de interferir nas Letras como elementos da Criação é fundamental na escolha do termo adequado. Deus é Vontade, é Intenção. Ele age. E se age, age segundo Sua Intenção Criadora. Ele cria, forma e dá existência ao inexistente por um ato de Vontade. É nisso que me ative para decidir por sopro.
Esta é uma questão menor mas demonstra a angústia de traduzir de outra língua, seja ela qual for, um texto que em si já é obscuro e hermético.
Kaplan diz, com ironia, que "se o autor (deste livro) pretendeu ser obscuro, ele foi eminentemente bem sucedido."
Por isso, seja o Sêfer Yetsirá ou Yetsirah, não importa a grafia, seja o Sêfer Al Bahir, seja o Zohar, recomendam os estudiosos, é sempre interessante que se leiam os textos junto com outras pessoas, e nunca sozinho, que se discutam as interpretações possíveis, para que aceleremos  e aperfeiçoemos nossa compreensão destas magníficas obras. Depois disso, e só depois, devemos ir aos comentadores. Se lermos os textos novamente veremos textos absolutamente novos ante nossos olhos.
Alguns anos não serão suficientes. É preciso paciência.
E como o Misticismo, embora Madona diga que não, o Cabala em si não visa a Felicidade, mas o conhecimento. Não foi feito para dar riqueza a quem o domine, nem mesmo poder, se bem que algum poder possa advir de sua compreensão. Mas antes é uma manual de sabedoria e compreensão dos meandros da Divindade, seu mecanismo interno, as leis universais da Criação e outros aspectos sublimes. Coisa para místicos. Algo que não tem preço, e com certeza, não é uma receita de bolo para riqueza, prosperidade e alegria.
Apenas e tão somente conhecimento.
Mas o que mais desejaria o buscador sincero?

Anexo: "Cura Pessoal"




Cura Pessoal
Por Dr. H. Spencer Lewis
Algumas sugestões de natureza prática
Após vinte anos de experiência em trabalhos de cura metafísica, acho que possa prestar grande auxílio a muitas pessoas, apresentando alguns princípios importantes que cada qual pode aplicara por si mesmo na cura de condições físicas e mentais.
A primeira coisa a considerar na cura pessoal consiste em reconhecer a lei de que toda manifestação mental ou física de doença é apenas uma manifestação externa culminante de algo que ocorreu antes internamente. Pouco importa se o problema está nas amígdalas inflamadas, dor aguda nas costas ou numa condições reumática. Persiste o fato de que estes termos e sintomas são apenas sinais externos de algo que não está certo internamente. O nome específico dado a uma doença, ou a localização específica de uma dor, não indicam quer a causa real do problema, quer o método do tratamento.
A causa primordial de todas as condições anormais ou subnormais, mentais e físicas, no corpo humano, é a falta de harmonização com as forças criativas, construtivas, harmoniosas, da natureza. Temos uma expressão concisa para este estado: fora de harmonia. Consideramos a saúde perfeita uma condição de harmonium. Esta falta de harmonização ou harmonia é a causa primária; no entanto, há uma outra causa, ainda mais remota. Trata-se da causa mental ou psíquica. Esta há de ser encontrada na mente do paciente, ou, em outras palavras, em sua atitude mental ou psíquica antes da condição de desarmonia.
Atitudes Inarmônicas
Parece quase impossível fazer o ser humano comum compreender que, no momento em que ele permite pensar ou dizer algo de natureza invejosa, ciumenta, vingativa, crítica, ou destrutiva – nesse momento – sua atitude mental está fora  harmonia com a Mente Divina. O resultado há de ser falta de harmonia das forças físicas do corpo com as forças físicas do universo. Tal estado invariavelmente resulta em que as forças físicas do corpo se tornam algo destrutivas ou inarmônicas, e em alguma parte do corpo ocorrerá, gradualmente, uma manifestação externa. Uma pessoa pode estar convicta de que o fato de perder a calma é desastroso para os nervos e o sangue e certamente produzirá uma reação física ou mental. No entanto, pode compreender que, quando seus pensamentos são grosseiros, críticos ou destrutivos, com certeza provocam reação em seu estado mental e físico.
Quando uma pessoa despende qualquer energia de pensamento em dar vazão a ódio, crítica destrutiva, ou comentários grosseiros sobre um indivíduo ou grupos de indivíduos, cedo ou tarde a reação dessa atitude inarmoniosa produz uma condição física ou mental mais ou menos grave. A pessoa que acredita que alguém lhe fez injustiça e acha que deve fazer comentários destrutivos a seu respeito, ou que sempre está procurando criticar alguém maliciosamente, por certo, estará trazendo má saúde e infortúnio para a sua vida. É metafisicamente verdadeiro o fato de que, para cada minuto gasto no pensamento de impressões desfavoráveis, crítica destrutiva, ou ódio para com alguém, haverá horas de sofrimento físico e mental.
A primeira coisa que temos de fazer, então, ao considerarmos o alívio de qualquer condição mental ou física, é analisar o nosso Eu mental por algum tempo e verificar que pensamentos, atitudes e estado mentais temos mantido ou expresso, e, imediatamente, eliminar essa atitude, invertendo nossas opiniões, nossas ideias, substituindo-as por pensamentos de amor e bondade. Em outras palavras, o veneno mental que tenha estado corroendo o próprio coração de cada célula do nosso organismo terá de ser eliminado, antes que se possa fazer qualquer tratamento para aliviar as últimas ou exteriores manifestações. Qualquer outro processo estará apenas tratando essas manifestações externas, como ao tomarmos drogas para entorpecer os sentidos, sem eliminarmos a verdadeira causa.
Portanto, após analisarmos nosso Eu interior e descobrirmos os pensamentos destrutivos que temos realmente mantido devemos nos purgar de qualquer possível veneno, mantendo pensamentos de amor, bondade, cortesia e comunhão espiritual com todos os seres humanos e todos os demais seres vivos da face da Terra. Devemos nutrir intensamente o pensamento de que tudo é bom, todo mundo é amoroso e bom, de que ninguém é mau (apenas diferente), de que não existem seres maus, pois, todos são Filhos da Luz e Filhos de Deus.
Como restaurar a harmonia
Se sentirmos o contrário para com alguém, deveremos imediatamente emitir bons pensamentos para essa pessoa, e tentar desfazer o mal ou os pensamentos destrutivos que tenhamos nutrido. Se estivermos insatisfeitos com alguma situação, algum grupo de pessoas, alguma ação da parte de alguém, deveremos logo purgar isso da nossa mente, invertendo nossa opinião e enchendo o nosso ser com pensamentos de tolerância, solidariedade, bondade e amor. Na medida em que eliminarmos esse veneno mental do nosso próprio ser, nessa medida eliminaremos a causa de qualquer condição que estejamos então sofrendo.
O passo seguinte consiste em assistir a natureza na purgação física do organismo. Vários fundamentos devem ser considerados neste processo. Primeiro, como toda força vital de natureza construtiva é assimilada através do ar que respiramos, o paciente deve logo começar a respirar ar puro, profundamente. Deve ele colocar-se ante uma janela aberta, ou ao ar livre, durante alguns minutos por hora, e tomar muitas inalações profundas, retendo-as o quanto possível e exalando o máximo possível. Isto renovará o ar dos pulmões e fará com que nova vitalidade e novas energias das vibrações cósmicas penetrem nos pulmões e ponham em ação os processos vitalizantes da natureza.
Cinco ou dez minutos dessa respiração profunda a cada hora, com o tórax inflado, os pulmões expandidos ao máximo, representarão uma ajuda maravilhosa. Se essa respiração puder ser feita à luz direta do sol e com a cabeça pendendo para trás, de modo que a luz solar incida na boca aberta, sobre o tecido da garganta, por alguns instantes a cada hora, isto será especialmente útil.
Depois disso devemos beber um pouco de água fresca. Não será necessário que essa água seja purificada de algum modo especial. Bastará usarmos água potável comum, suficientemente fresca para ser agradável. Devemos beber um ou dois copos por hora, até que a condição física se modifique. A natureza precisa da água e dos elementos nela contidos, em combinação com o ar que respiramos, para levar a efeito seus processos de restauração. Não podemos beber água demais, mesmo tomando três ou quatro litros por dia. Isto será uma lavagem interna dos rins, dos intestinos e da bexiga.
O trabalho da natureza
Em seguida, devemos sentar ou deitar, relaxados, e dar à natureza toda oportunidade de restauração, ao invés de despender energia em movimentação e trabalho desnecessários. O colocarmos o corpo em estado de repouso e relaxação, com os olhos fechados e o pensamento exclusivo de paz em mente, dará à natureza oportunidade de levar a efeito o trabalho do cósmico de modificar nosso estado físico. Não devemos concentrar nosso pensamento na natureza da doença, em sua localização, sua causa patológica ou histológica, no sentido fisiológico, ou no diagnóstico que um médico tenha feito. Tudo isto nada significa para a natureza e o Cósmico, e nada deve significar para nós.
Enquanto permanecermos relaxados, devemos unir as pontas dos dedos, mantendo as mãos separadas. Isto colocará em curto-circuito as emanações de energia dos dedos e evitará que elas se dissipem no espaço. Impedirá que a energia extra do nosso organismo se irradie, fazendo-a circular pelo corpo, para ajudar o trabalho de cura e restauração. Se os pés estiverem descalços, deveremos permitir que se toquem enquanto permanecermos relaxados.
Se nos sentirmos inclinados a adormecer, deveremos manter em mente a ideia de paz, bem como a de que as correntes curativas do Cósmico estarão passando pelo nosso corpo com a respiração. Com este pensamento único em mente, devemos então nos deixar adormecer.

xxx
Expandindo a Luz
“Tenha em mente que em torno de você centenas, se não milhares, estão buscando o caminho que você encontrou. São pessoas que estão tentando resolver os mistérios da vida e pedindo por um sinal, uma única palavra, uma chave para solução de seus problemas. Tuas palavras, a entrega de um folheto, a recomendação deste sistema de estudos, familiarizando-os com a AMORC, constituem um verdadeiro serviço à Humanidade.” H. Spencer Lewis.
                                                                                                              xxx 
Nós o procuramos porque eles procuram por nós (Devemos procurar em toda parte quem está buscando por nós. Faça o máximo para anunciar a mensagem Rosacruz do telhado das casas e do topo das montanhas". Harvey Spencer Lewis, FRC). 


24 comentários:

  1. Frater, como HSL era um excelente marqueteiro, não fugiu a regra americana. Anos de experiência em vendas, sucesso garantido. Lembra-se quando lhe enviei uma cópia de seu cartão de visitas?
    Este trecho acima,"...Faça o máximo para anunciar a mensagem Rosacruz do telhado das casas e do topo das montanhas" seria muito altruísta e nobre se não envolvesse um fator: taxas, custas e trimestralidades! Toda empresa quer aumentar a receita e uma das formas mais eficientes é aumentar o número de pessoas que consomem seus produtos e pagam por eles. Maior número de membros, maior receita. Maior receita significa uma organização mais rica e poderoso, e tal círculo vicioso nunca acaba, pois seu principal objetivo é auferir lucro.
    Sempre vejo Frater muito transparente, se não tiver esses dados exatos, faça uma estimativa, sois deveras inteligente e conseguirá números excelentes!
    Qual a receita anual da AMORC no mundo? Lembre-se que além das trimestralidades e taxa de afiliação existe a Lei de AMRA que pede que se dê o máximo que conseguir, sem falar nas incitações ao membro deixar testamento pronto doando, senão tudo, pelo menos bens consideráveis a AMORC. Quando temos dimensão de quanto dinheiro gira na AMORC, entenderemos melhor por que tanta ênfase na busca de novos membros: "...Faça o máximo para anunciar a mensagem Rosacruz do telhado das casas e do topo das montanhas"

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanta bobagem inutil! Frater Mario vc e seu site estao sendo usados pelos "verdadeiros rosacruzes e iniciados" aqueles que nao pagam mensalidades abusivas e sabem muito mais que os rosacrucianos da AMORC! Eles aproveitam para fazer suas propagandas anti AMORC! E como sao iniciados de verdade e verdadeiros eruditos do ocultismo tem muito repeito pelos membros de outras organizacoes e nem julgam o avanco evolutivo dos outros assim como eu, pobre trouxa amorquiano o faco. Por favor, faca um favor ao bom senso e a humanidade! Delete estes comentarios a comecar pelo meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao teor dos comentários e o visível ranço contra a AMORC, concordo com voce. Atacar é diferente de analisar e criticar. Eu sou um pensador. Eu sou um rosacruz de AMORC absolutamente convicto de minha filiação, e dentro desta situação faço meus comentários. Eles são apenas lobos solitários, que se julgam senhores da verdade, sarcásticos, irônicos, mas sempre anônimos, sem rosto, acovardados na sua incapacidade de se mostrar como seres humanos normais. Por outro lado, este espaço é livre e salvo se houver o uso de palavras de baixo calão ou de vociferações contra nossa Ordem de cunho explicitamente agressivo, não censurarei a manifestação destas pobres almas, incapazes de construir seu próprio espaço aonde poderiam discutir seus pontos de vistas com seus afins e que em vez disso, como parasitas, frequentam os espaços alheios apenas para mostrar o quanto não concordam com o que está lá. É um comportamento patológico do ponto de vista mental e eu como médico compreendo e tolero.

      Excluir
    2. Meu irmão! Que Deus te abençoe e te proteja sempre! Ainda bem que você é médico e acima de tudo um ser tolerante com relação a tudo isso que escrevemos.. (sim me incluo!) Os poucos seres que conheci com (pelo menos aparentemente) alguma evolução espiritual, ou eram iguais a nós (trouxas que pagam mensalidades abusivas) ou nem eram de organização alguma ou ainda de outras organizações iniciáticas. Mas em todos havia o respeito, a humildade e a pratica da caridade e do servir(dentro e/ou fora das organizações) eram sua maior virtude. Deve ser muito bom ler francês, alemão e inglês e poder estudar no original Sedir, Teder e ainda Boheme e outros. Mas isso não importa tanto assim quando se está mais preocupado em mostrar aos "trouxas" da AMORC que eles pagam mensalidades abusivas, deixam dinheiro em testamento para a "empresa" a qual pertencem. Me desculpe, se alguns pintam a AMORC como um campo de concentração nazista, cheio de punições etc e etc, prá mim nunca foi assim...E sempre falei o que achava e ainda falo (inclusive para Grande Mestre e demais oficiais). Agora há oficiais e oficiais e a grande maioria dos que falam nunca nem foram à GLP. Nada conhecem da administração da AMORC, seus funcionários e diretores... É lógico que há problemas e que precisam ser resolvidos, mas somos, antes de tudo uma ordem iniciática ou "empresa" como gostam alguns... Acho ainda meu irmão que o blog acaba perdendo um pouco do brilho com tanta falácia desnecessária.. no frigir dos ovos a rosacruz está sempre acima de tudo isso e manifestar-se-há sempre no melhor veículo que puder lhe propiciar cumprir seu sagrado propósito. Eu de minha parte não vou mais me pronunciar a não ser em questões filosóficas ou místicas onde valha a pena o debate.Um grande abraço e Paz Profunda!

      Excluir
  3. Caro Anônimo, veja a publicação: Comó Puede Su Previsión Ayudar a AMORC! Que coloco link abaixo e veja o quanto eu fantasio:

    http://pt.scribd.com/doc/48025984/3759-Rosacrucismo-Amorc-Testamentos-y-Memoriales

    Parece-me que você como membro ativo desconhece demais a empresa a qual pertence...

    ResponderExcluir
  4. O leitor que gostaria de estudar a história do movimento Rosacruz (o verdadeiro, dos séculos 17 e
    18, e não algumas modernas “reconstituições” americanas/ 1),estará interessado em ler o livro de
    Sedir: História e Doutrina dos Rosa + Cruzes. Para isso, vamos adicionar o trabalho de
    Wittemans: História dos Rosa + Cruzes, o pequeno livro de Serge Hutin: História dos Rosa +
    Cruzes, nosso estudo: Templários e Rosa + Cruzes. Assim, o leitor não iniciado será
    suficientemente informado sobre o assunto.
    /1: No entanto, estas ordens são boas escolas de ocultismo, e os seus membros são
    devidamente preparados para entrar nas ordens iniciáticas tradicionais. (Nota por
    Ambelain).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto voces estudam a história do Rosacrucianismo ou das diversas acepções com que este termo foi usado, eu prefiro praticar o Rosacrucianismo. Voces não estão errados. Estão apenas desatualizados. O Rosacrucianismo evoluiu como tudo evolui. Não fiquem olhando para trás em demasia por que podem acabar virando estátuas de sal.

      Excluir
  5. Mario, ainda bem que você pratica. Por outro lado se 95% dos membros da AMORC praticassem, ela com certeza seria muito diferente hoje...

    ResponderExcluir
  6. Maria, como está está tratando da Cabala, por favor fale sobre O Golem. Vi um livro interessante e queria saber mais obre o tema:

    http://www.mediafire.com/view/?dq99jrtsqxc6v33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julinho, o tema do Golen, "uma espécie de andróide humano" nas palavras do Rabbi Arieh Kaplan é muito ligado ao Sepher Ietsirá. Vi o link que vc mandou, do livro em espanhol. Não conheço a Obra, não conheço o autor mas fiquei bastante curioso e não fosse o compromisso de ter de terminar este curso de três dias, me dedicaria a lê-lo. Mas me parece que ali existe bastante material e se vc leu me faça um briefing pois vc deve estar mais municiado de informações do que eu sobre o Tema. O Ietzirá é um livro muito obscuro e já li três versões mas nunca havia traduzido. No esforço da tradução vem um aumento da compreensão. O Golem é uma referência in passant mas não está descrito assim no texto, embora digam que com o conhecimento que está ali pode-se fazer um deles. Paciência. Primeiro uma coisa e depois outra. Agora não tenho como parar para ver este interessante assunto. Mas agradeço a referencia, será muito útil. Abraços M

      Excluir
  7. Nossa Julio, por que se interessou por um tema tão antiquado como esse? Golem
    Jewsh Magical and MysticalTraditions on the Artificial Anthropoid?
    Fr.M. diz que tudo evolui, mas está estudando um dos temas mais antigos e tradicionais do misticismo: CABALA!!! Logo estará salficado perdendo tempo com essas antiguidades e coisas de museu ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio (o verdadeiro)2 de maio de 2013 às 23:33

      Um Frater, infelizmente o comentário acima não foi de minha autoria.
      Não estou no momento de estudar cabala, não me atraiu até o momento e desconheço o mundo desta temática. Meu conhecimento sobre isso é raso e não pretendo me aprofundar por enquanto.

      Gosto muito de alguns comentários seus e descordo de outros, me entristece ver que alguém já está se aproveitando do meu primeiro nome para postar comentários.

      Que o cósmico os ilumine.

      TFA

      Excluir
    2. Estimado Irmão, vejo que sois um filho da viúva, então sugiro um estudo voltado a um ponto de vista iniciático: a simbolica maçonica - jules boucher [segundo as regras da simbólica esotérica e tradicional]

      http://pt.scribd.com/doc/99384776/a-simbolica-maconica-jules-boucher

      Excluir
    3. Não sou filho de viúva, mas sou sincero em minha vontade de aprender. Obrigado pela indicação, já salvei e lerei em doses homeopáticas alternando com meus estudos atuais.

      Abs,

      Excluir
    4. Meu caro, obrigado novamente pela indicação do livro, agora eu entendi o que quis dizer, não conhecia essa expressão.

      Um abraço.

      Excluir
  8. Julio,
    Minha visão hoje, o rosacrucianismo é um ideal! Nunca houve nem nunca haverá uma autêntica rosa+cruz terrena. Existem pessoas que pensam que são rosa+cruz, mas nunca estiveram ligadas a verdadeira corrente rosa+cruz. Há pessoas que nunca ouviram falar em rosa+cruz e são agentes do invisível na terra auxiliando, reconfortando, curando, levando luz onde há trevas...
    Frequente a organização que mais gosta, ou caminhe sozinho. Se gosta da AMORC continue, apenas não caia na armadilha que achar que o grupo são os rosacruzes, e que não precisa praticar e basta ter mensalidades em dia ou anéis ou carteirinhas ou participar de encontros para ser rosacruz. Não pense que sem mudança e continuando medíocre está na senda rosa+cruz!
    Eu indiquei dois textos Os Rosa+Cruzes Essenciais e Como Ser iniciado na Fraternidade Rosacruz. As Cartas Rosacruzes também são muito úteis para entender o ideal rosacruz!

    ResponderExcluir
  9. Compartilho de sua reflexão.

    Uma vez um certo frater me disse: "Existem muitos profanos de avental e muitos iniciados que nem conhecem as ordens iniciáticas."

    Há em nossas lojas frateres e sorores, irmãos e irmãs que não merecem o grau que tem, isso é uma verdade e uma constante. No entanto, como a senda é algo pessoal e solitário, acredito que o maior trabalho a ser feito é dentro de mim mesmo. Quando falamos sobre Pensamentos, Palavras/Vontade e Ação, não é só uma alegoria, precisa ser praticado diariamente uma investigação minuciosa sobre esses quesitos.

    Talvez não aja de fato uma rosacruz terrena que expresse 100% o ideal rosacruz, ou talvez, não há em uma ordem rosacruz 100% de membros que pratiquem o ideial rosacruz. A Ordem em si é só um MEIO de chegar a um FIM, que é a evolução. Quando os membros passam a ver a Ordem, os Imperators, os Conselheiros como ídolos, o negócio perde seu propósito.
    Seja a maçonaria, a rosacruz, o martinismo, ou qualquer outra linha filosófica/espiritual, são apenas meios de chegar a uma finalidade.

    Ainda, acredito que estar em uma ordem é um meio de se ter um "roteiro de estudos" algo com início meio e fim, construído progressivamente. A medida que avanço, tomo conhecimento de novas informações e como buscador que sou, pesquiso mais e mais referências sobre o assunto, leio mais e mais livros até encontrar o conhecimento inicial que gerou aquela linha de raciocínio (as vezes não consigo chegar na raiz, mas dá pra chegar perto).

    Finalizando, vou pesquisar sobre as indicações que o irmão fez no comentário acima. Ficaria grato e feliz se o irmão (que possui um inegável conhecimento de causa) fizesse um arquivo de referências com um roteiro de assuntos que acha pertinente para um novo rosacruz. Isso poderia auxiliar não só os mais antigos, quanto os mais novos. Se o irmão tivesse a disposição de criar um blog, acredito que o rosacrucianísmo brasileiro ia ter mais uma fonte rica de informação.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Julio,
    É difícil condensar tudo sobre o ideal rosacruz e a ordem rosa+cruz invisível. Porém, os livros já citados nas entrelinhas contém muito material para reflexão:
    Paul Sedir: História e Doutrina dos Rosa + Cruzes.
    Wittemans: História dos Rosa + Cruzes, Serge Hutin: História dos Rosa + Cruzes, Robert Ambelain: Templários e Rosa + Cruzes.
    Um livro fantástico que tenho em ptBR pela editora incógnito de Franz Hartmann encontrei em espanhol para citar o link, assim pode ler, principalmente a segunda parte En el Pórtico del Templo de la Sabiduría:
    http://www.mediafire.com/view/?3ne9455g67hbsch
    E o clássico que mesmo HSL considerava indispensável em qualquer loja rosacruz:
    Examinei dois dos exemplares originais, em alemão, tão desgastados pelo manuseio que não deixavam dúvida quanto ao útil serviço que prestaram por mais de um século. Suas páginas amarelecidas testemunhavam com eloquência a passagem do tempo, mas delas surgia, firme, nítida, a voz da verdade.
    Faço aqui a mais viva recomendação para que cada Fráter e Sóror dos graus avançados e esotéricos da Fraternidade faça por onde pelo menos um exemplar
    desta antiga e rara obra seja colocado nos arquivos de cada Loja ou Capítulo Rosacruz, para futura referência e consulta por parte daqueles que, de ano para ano, cada vez em maior número, cruzam os seus Umbrais.
    H. Spencer Lewis,
    F.R.C. Imperator 1935
    trecho Prefácio
    Símbolos Secretos dos Rosacruzes do Século XVI e XVII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro frater,

      Estou pesquisando e procurando os livros acima citados.
      O único que já tive a oportunidade de ler rapidamente foi o último. Cheguei a questionar sobre uma possível reimpressão, mas não obtive uma resposta clara e afirmativa. Encontrei apenas uma cópia para venda na internet e custava cerca de R$600,00 (o que ultrapassa e muito o que já paguei em livros).
      Já salvei o arquivo Martinista que passou no link a baixo, vou dar uma olhada com calma ainda hoje.
      Obrigado.

      PP

      Excluir
    2. Vou postar alguns links que pesquisei, são em português, espanhol ou inglês, conforme a disponibilidade:

      Veja o capítulo sobre os rosacruzes:
      http://pt.scribd.com/doc/40476666/Las-sociedades-secretas-Serge-Hutin

      Este infelizmente encontrei apenas a visualização de trechos:
      http://books.google.com.br/books?id=h10TctUt1Y0C&printsec=frontcover

      http://pt.scribd.com/doc/118649021/Historia-y-doctrina-de-la-Rosa-Cruz-Paul-Sedir

      http://pt.scribd.com/doc/39602695/Secret-Symbols-of-the-Rosicrucian

      http://pt.scribd.com/doc/5156469/Secretos-cifrados-de-la-Orden-Rosa-Cruz-aleman

      Excluir
  11. Deixo mais um elemento de reflexão. O Supremo Conselho da Ordem Martinista elegeu e autorizou um Delegado Geral para os U.S.A. EDOUARD BLITZ K.T. E ele recebeu autorização para traduzir e publicar o ritual para uso nos U.S.A. O copyright é de 1.896!!! Ou seja, 19 anos antes da AMORC ser oficialmente fundada por HSL o martinismo tinha lojas em pleno funcionamento nos U.S.A. Vejam o facsímile digital:
    http://pt.scribd.com/doc/36870912/ritual-and-monitor-of-the-martinist-order

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma olhada rápida, muito interessante.
      O livro tem a estrutura similar aos de catecismo da maçonaria. As datas e assinaturas parecem reais. Esse arquivo é um verdadeiro tesouro do Martinismo. Muito bom.

      Obrigado.

      PP

      Excluir
    2. O mesmo livro só que em condições claras de leitura:
      http://pt.scribd.com/doc/82901403/Edouard-Blitz-Ritual-and-Monitor-of-the-Martinist-Order

      Ou a tradução (em andamento):
      http://pt.scribd.com/doc/45910509/Ritual-e-Guia-da-Ordem-Martinista

      Excluir
    3. Julio, esta tradução em andamento parece que está parada e abandonada e é muito ruim, mal traduzida e com vários erros. Pesquise a versão espanhola ou compre o livro em português:

      books.google.com.br/books?isbn=8599867016

      Excluir