Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

sábado, 2 de junho de 2012

A ANSIA PELOS FENÔMENOS PARANORMAIS COMO IMPEDIMENTO AO DESENVOLVIMENTO MÍSTICO DOS INICIADOS


por Mario Sales, FRC.:, M.:M.:,S.:I.:



Num artigo publicado originalmente na revista "The Mystic Triangle" em maio de 1929, e republicado em O Rosacruz do primeiro trimestre de 2005, em tradução de Cecilia Erthal, SRC, Spencer Lewis discute alguns aspectos ligados a vida e a obra de Madame Blavatsky e seu relacionamento pessoal com dois dos mais importantes mestres da Fraternidade Branca.


Blavatsky

Quase ao final do artigo, Lewis comenta:
"Numa das cartas famosas dos grandes mestres, endereçada a um companheiro de Mme Blavatsky, que constantemente exigia demonstrações e manifestações, nos deparamos com o grande Mestre Morya repreendendo esse cético nas seguintes palavras:
"Sim, e atualmente estamos no meio de um povo conflituoso, de um povo obstinado e ignorante;podemos exigir a verdade e, no entanto, não sabermos como encontrá-la, pois cada um a busca para seu próprio benefício e gratificação particulares sem pensar nem um pouco nos outros."
Morya

Em outra carta -  continua Lewis -  o Mestre Morya repreendeu o mesmo homem por causa de seus desejos de demonstração, com as seguintes palavras:
"Também tente romper essa ilusão contra a qual os estudantes de ocultismo, pelo mundo todo, sempre foram advertidos pelos seus professores - o desejo ardente pelos fenômenos. Como a sede pela bebida e pelo ópio, ela cresce de forma gratificante. Se você não consegue ser feliz sem os fenômenos, nunca vai aprender nossa filosofia. Se você quiser pensamento filosófico saudável, e consegue se satisfazer com isso, vamos nos corresponder. Vou lhe contar uma verdade profunda dizendo que se você não escolher nada mais do que a sabedoria, todas as outras coisas vão lhe ser dadas por acréscimo - quando chegar a hora. Força alguma é acrescentada às nossas verdades metafísicas pelo fato de nossas cartas caírem do espaço e aterrissarem sobre o seu travesseiro. Se nossa filosofia estiver errada não é um milagre que vai corrigi-la. Ponha essa convicção na sua consciência e vamos conversar como homens sensíveis. Porque deveríamos brincar de caixa de surpresa?"

Transcrevo essas linhas para embasar mais uma vez meus argumentos a favor de uma visão mais moderna do esoterismo, onde os rituais e os objetos destes rituais não sejam mais importantes do que as verdades e conceitos que eles buscam representar.
Existem pessoas, não iniciadas e mesmo iniciados que não aprenderam esta simples lição: magia não é pirotecnia, luzes e cores como num show de rock. A verdadeira herança dos Mestres é mais profunda do que isso, alquímica pela delicadeza  e lentidão com que se instala em nosso ser e em nosso espírito, um tempo precioso que não deve ser acelerado, o que acarretaria uma produção menos sólida, menos estável, da mesma maneira que um prédio, sem os devidos cuidados de fundação e engenharia tende a desabar depois de pronto.


Blavatsky cercada por seus mentores

Iniciados verdadeiros vão entender o que vou dizer.
O fluxo de força que atravessa o verdadeiro mago é tão poderoso que é preciso e absolutamente necessário que não haja nele, neste mago, nenhum tipo de obstrução a este fluxo, como aquela causada pelo ego e pelo apego às coisas materiais. Nenhum poder existe em nós que não tenha sido dado pelo alto. Nenhuma força possuímos que não seja parte da grande força universal que a tudo e a todos alimenta.
Esse Nous não pode e não deve ser subestimado. Se o canal por onde flui a força não está apto a suportar a pressão deste fluxo, será destruído por ele, da mesma maneira que o filamento frágil se rompe quando a energia elétrica que o percorre é superior a sua capacidade de resistência.
É isto que Morya diz em sua carta, é esta a advertência que faz aos tolos que querem colocar o carro na frente dos bois.
Lembremos Lucas 12:31:"-Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Por isso a intolerância com um misticismo de autoaperfeiçoamento e a obsessão por um Ocultismo de efeitos especiais.
Todos querem ver Anjos, mas ninguém quer ter o trabalho de ser um deles.
Isto não leva a bom termo. Só ao sofrimento e a decepção. Segundo Saint Martin, muitos membros da Ordem de Martinez de Pasqually perderam a razão. E mais atrás, antes de Sir Francis Bacon, a história de John Dee mostra como um homem inteligente e erudito pode se transformar num tolo e escravo de outro tolo, Edward Kelley, cínico e charlatão.
Como diz o ditado, sábio é aquele que aprende com o erro dos outros, não com os seus.
Sejamos sábios.

2 comentários:

  1. Caro Frater,

    Considero muito suas considerações a respeito dos enfeites que colocamos para chamar a atenção dos desavisados, neófitos do misticismo. Entretanto, também depende do grau do neófito: alguns necessitam, como encontramos nas parábolas de Jesus, uma forma doce e suave de transmitir mensagens profundas aos postulantes e artisticamente elaboradas, envoltas de belezas e pureza aos discípulos e neófitos.
    Paz Profunda
    CrisCilento

    ResponderExcluir
  2. Caríssima, paz profunda

    Desde já agradeço sua ponderação. Voce ao que me parece colocou uma opinião acerca das manifestações ditas incomuns ou paranormais como um mal menor e passíveis de ser utilizadas até como método didático, com o que aliás, eu concordo. Provavelmente não fui feliz na clareza da abordagem pois um outro frater e amigo fez uma observação semelhante a sua, em seus próprios termos, alegando que ninguém está isento de curiosidade. Acredito mesmo que o método rosacruz seja este, de fornecer técnicas que facilitem o cotidiano, enquanto elabora um novo indivíduo do ponto de vista ético, humano e intelectual.
    É como a cenoura na frente do cavalo que o move para a frente enquanto tenta alcançá-la, um estímulo, se bem que não inalcançável como no exemplo.
    A questão portanto, está na dose e o comentários de Morya, os quais me parecem são encampados por Lewis, referem-se a dose e a intensidade com que essas coisas são trabalhadas.
    Tudo na vida é questão de dose. E a preocupação é com o excesso, que vicia e distrai dos objetivos reais . Era disso que o artigo falava, o exagero, o erro quanto ao foco da educação mística e, neste caso, ocultista.
    Por que eu chamo misticismo os meios e maneiras de entrar em comunhão interna com Deus, enquanto reservo o termo ocultismo para o estudo e aplicação das práticas mágicas ou técnicas ditas incomuns, paranormais. Existe o risco do vício e do fascínio excessivo por estes expedientes, e em vez de técnicas para melhorar a vida se transformam em alternativas a vida cotidiana.
    Como videogames, que distraem e absorvem a nossa concentração e nos afastam da outra parte da vida real, onde estão os seres humanos e os relacionamentos, estes sim mistérios profundos e de difícil elucidação e domínio.
    E já que vc usou um exemplo cristão e bíblico, a título de enriquecer minha imagem, considerando o dia que hoje se comemora, lembrarei de Pentecostes, que deu origem a manifestação equivocada de um Mago, Simão, que procurando os apóstolos, ofereceu-lhes moedas de ouro se lhe revelassem o segredo daquelas línguas de fogo sobre suas cabeças., no que foi prontamente repelido. Pois embora aquele fosse o aspecto visível da iluminação dos apóstolos, o que realmente importava era o passado recente dos apóstolos e os dias de convivência com o Cristo Jesus, que lhes elevou a consciência espiritual a tal ponto em que foram capazes de receber esta graça e esta aceleração de seus dons, no intuito de facilitar seu ministério. Se receberam dons, receberam-nos dentro de um contexto ético e estratégico e não como fenômenos isolados, da maneira como entendia Simão, o Mago, que apenas prestava atenção no que podia ver e não no que estava por trás, toda preparação que ocorreu antes do Pentecostes, o quinquagésimo dia depois do domingo da páscoa, o dia do nascimento da Igreja de Cristo.
    Já me estendi por demais e peço desculpas por este longo email. É que gosto por demais de discutir sobre estes temas e gosto muito de suas intervenções por me darem esta chance.
    Mais uma vez obrigado e Paz profunda para vc e para Francisco, bem como a toda a comunidade de Atibaia.

    Mario

    ResponderExcluir