Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quarta-feira, 31 de julho de 2013

EMAILS E A DOUTRINA SECRETA

Recebi este email abaixo de um frater, infelizmente sem identificação. Seus comentários e informações, entretanto, me trouxeram alento quanto as dificuldades que eu e Flavio temos tido na leitura da única edição em português da Doutrina Secreta de H.P.B. Deixo os links do jeito que ele me passou. Já fui olhar e realmente são dicas de boa qualidade. 


Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "AS VICISSITUDES DE SE LER A DOUTRINA SECRETA":
Olá frater Mario! Olha que interessante o que li num site: "A única versão completa d’“A Doutrina Secreta” em português, disponível presentemente no mercado, também foi editada pela Pensamento, mas tem a desvantagem de ter sido baseada numa versão em inglês modificada por Annie Besant e que inclusive já foi abandonada pela própria Sociedade Teosófica de Adyar."
Eu ví que a Ed. Pensamento lançou uma nova "A Doutrina Secreta" resumida(se é que isso é possível! rsrsrs) e comentada. Você pode dar uma olhada no site http://issuu.com/grupoeditorialpensamento/docs/a_doutrina_secreta e inclusive ler algumas páginas.
Neste site: http://lua-em-escorpiao.blogspot.com.br/2012/12/doutrina-secreta-resumida-e-anotada.html você encontra interessantes comentários...
Eu tenho os volumes que você tem da época que eu era Teosofista(78/79/80) e agora fiquei espantado e curioso! Ainda hoje vou checar!
Abraço e Paz Profunda!
Postado por Anônimo no blog IMAGINÁRIO DO MARIO em 30 de julho de 2013 10:57 

Um comentário:

  1. Acrescentar que neste momento Carlos Cardoso Aveline está fazendo uma nova tradução que pode ser seguida em: http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1442#.UgVPJJLkaSo

    Existe um resumo feito por uma teosofista brasileira chamada Cordélia Alvarenga de Figueiredo, editada pela Pensamento. Sofrerá do mesmo problema da edição completa, embora a verdade é que essas diferenças serão mais importantes para quem estuda muito profundamente. De resto a edição atualmente existente tem servido muitos teosofistas quer no Brasil, quer em Portugal.

    Esse último resumo que saiu, feito pelo historiador Michael Gomes não facilita a vida a ninguém, no sentido de perceber a DS. É apenas um aperitivo que fará com que o buscador da verdade, sinta a necessidade de ter a edição completa.

    ResponderExcluir