Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 3 de novembro de 2013

QUEM SERÁ P.A.LF.DG ??????






Recebi este comentário de um leitor do blog, como de hábito anônimo, sobre o post "O Rosacrucianismo e o Martinismo: alguns conflitos doutrinários" o qual partilho com voces porque partes da resposta podem ser enriquecedoras para a pesquisa de cada um.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O ROSACRUCIANISMO E O MARTINISMO : ALGUNS CONFLITO...":

As comparações limitadas a uma dado espaço e tempo acabam mostrando diferenças, as quais poderiam ser dadas como inexistentes ou não, em outros limites. Com nosso limitado estado de consciência não somos capazes de julgar corretamente, ainda, as nossas/outras ordens, suas potências, ou mesmo, pelos atos de seus obreiros, sobretudo não podemos julgar a escolha por alguém, por uma religião ou por uma dada escola filosofica, mistica, esoterica ou ocultista, ...."o melhor", certamente, acontecerá para cada um!
O Martinismo foi estabelecido nas bases da tradição cabalistica- cristã, logo, seus integrantes sobem a arvore sefirotica pelas colunas que possuem mais afinidade! Um outro fato conhecido é que nem todas as derivações do Martinismo possuem o conteúdo completo martinezista consigo. Até mesmo o RER de hoje em dia está distante dos tempos de Willermoz. A via cardiaca, muito difundida internamente atraves dos tempos (... era chamada e é conhecida como sendo uma via segura, tanto por aqueles que só conheciam profundamente este caminho ou não), e é atualmente a via mais utilizada no Martinismo, pois comparando-a com o caminho Teúrgico, este é um caminho muito dificil, que requer uma série de requisitos pessoais, além de ter que TER a afinidade de trabalhar com as respectivas sefiras. O conhecimento sobre cabala, asceses e ritualisticas especificas, que nem todas as ramificações Martinistas possuem, são necessários para desenvolver este caminho...; Assim, o "equilibrio" não é o estado final a ser obtido, é necessário sair de Malkut e subir pelas sefiras...; Quem possibilitou esta ligação (?), qual a sua descendência espiritual (?) ..e etc.
Um Martinista diria que seria através da leitura da imensidão Divina que encontraremos a verdade absoluta, logo, não é atraves do intelecto que se encontrará as respostas corretas, assim, comparações / digressões intelectuais sobre a temática, irão levar somente a uma direção de dúvida e divisão, assim, cada um deve sentir o caminho que deve seguir, pois o melhor virá para cada um...

O Martinista é, portanto, um cabalista-cristão..., simples assim!
PP
TFA,
P.A.LF.DG.´.


Ao qual dei a resposta abaixo, ainda incompleta :

Mario Sales deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O ROSACRUCIANISMO E O MARTINISMO : ALGUNS CONFLITO...":

Então como seu comentário é vasto vamos por partes, sempre lembrando que é muito triste falar com um desconhecido, mas vá lá:
Primeiro, concordo com você sobre o viés relativista; não é o caso aqui, embora você comente que "As comparações limitadas a uma dado espaço e tempo acabam mostrando diferenças, as quais poderiam ser dadas como inexistentes ou não, em outros limites". Meus comentários, até por falta de conhecimento de outras práticas, restringe-se a minha experiência como rosacruz da AMORC e de Martinista da TOM. Somente.E isto no período da primeira década deste século, entre 2005 e 2010, 5,6 e 7 como aluno e 8,9 e 10 como mestre de classe e da Heptada. É só o que conheço, e é disso que falo; outra coisa, eu não faço julgamento de escolhas, como você adverte no trecho "sobretudo não podemos julgar a escolha por alguém, por uma religião ou por uma dada escola filosófica  mistica, esotérica ou ocultista, ...."o melhor", certamente, acontecerá para cada um", apenas analiso o discurso de cada uma das duas linhas que são diferentes, mas que o estabilishment da AMORC tenta apresentar como extensões uma da outra; existem mesmo pontos conflitantes como descrevi; você fala também que "um outro fato conhecido é que nem todas as derivações do Martinismo possuem o conteúdo completo martinezista consigo", e é verdade e salvo engano comento isto no post. Existe mesmo um artigo de Renée Guenon, "O Enigma de Martinez de Pasqually" disponível no site da Sociedade de Ciências Antigas (SCA) que diz textualmente que o Martinismo e o Wilermosismo nada tem a ver com o Martinezismo, afirmação com a qual eu concordo. Quanto a Via Cardíaca ser muito difundida existe uma razão para isso: o método Teúrgico não é apenas mais difícil, é uma estratégia equivocada. Quem precisa invocar anjos para saber como ser um ser humano melhor , demonstra que tem uma mente psicologicamente infantil. Desde Freud o Ocidente sabe a importância da Mente em nosso comportamento e que ela deve ser nosso foco. Krishnamurti dizia mesmo que "quem olha para fora dorme; quem olha para dentro desperta". O show pirotécnico de Martinez nos Ellus Cohen era, ao fim e ao cabo, apenas isto: pirotecnia inútil do ponto de vista psicológico e espiritual. Só cresce que encara seus demônios e não seus anjos, no silêncio de seu quarto e no anonimato de sua solidão. Por enquanto comentarei estes trechos de seu comentário. Grande abraço.


Agora a pergunta que não quer calar: QUEM SERÁ P.A.LF.DG ??????

9 comentários:

  1. "Até mesmo o RER de hoje em dia está distante dos tempos de Willermoz" O Rito passou a ser difundido com mais força somente agora, desde 2008 a turma do Veneziani tem feito um trabalho quase que Hercúleo para apresentar o Rito aos Irmãos de todo o Brasil que em sua maioria, só veem o R.E.A.A. como único Rito maçônico. Os Rituais impressos nem foram distribuidos ainda e você já sabe que o RER de hoje é distante do de Willermoz? Tá sabendo bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srs,
      Me desculpem pelo anonimato (não sou o tal palfdg...), mas, dizer que o RER "passou a ser difundido com mais força agora"... Francamente... O RER sempre foi praticado em diversas Ordens Martinistas no Brasil e em Grandes Priorados pelo mundo todo. Concordo que o tal palfdg não sabe o que está falando quando diz que está longe do RER original... Mas a insanidade do tal Veneziani e GOB me tira do eixo... Um monte de gente fantasiada posando para fotos quando o RER não pede isso... "Permaneçamos Incógnitos para que nossas Obras durem" disse N:::V:::M:::. Queria dizer que muuuito tempo antes da TOM aportar ao Brasil, várias Ordens Martinistas já operavam por aqui e junto à essas, a OKR+C, o RER e os Elu Cohanin.

      Excluir
  2. Oi Renato, pois é, o P.A.LF.DG.´., que parece ser um Ir.: de maçonaria, afirma isso. Eu não conheço o RER, nem o antigo , nem o atual. Tenho muita curiosidade de conhecer o rito contemporâneo do RER. Voce conhece uma Loja que o pratique?
    Grande Abraço
    PP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Ir. Mário,
      indico a ARLS Alquimia N°3409 do RER- Rito Escocês Retificado.
      Sessões às Sextas-feiras.
      Local: Templo da Estrelinha, atrás da creche da vovó Libania, na praça da Biquinha, Praça 22 de Janeiro N°630, São Vicente -SP as 20:30 horas.
      Os Irmãos da loja são muito dedicados e estã fazendo um excelente trabalho.
      Indico também a minha Loja Acad. Cavaleiros de Vila Rica nº 3947. Sessões no 1º sábado de cada mês na sede do GOB-MG às 9 horas. Espero algum dia ter o prazer de te-lo em nossa reunião.
      Grande Abraço
      PP

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Meu irmão,

      posso enviar um livro em PDF sobre o RER, pois no Brasil ainda não existe uma publicação sobre o mesmo.
      A Editora Madras lançou um livro muito interessanto do 4º grau - Mestre Escocês de Santo André M.E.S. A

      Mais informações no meu Blog
      http://porentreospilares.blogspot.com.br/2013/06/o-regime-assim-denominado-este-sistema.html

      Excluir
    4. Gostaria muito do pdf. O endereço é mariosergiosales@gmail.com.br. Obrigado.

      Excluir
  3. Peguei agora após uma breve pesquisa a lista de algumas lojas que praticam o rito:
    ARLS NOVO HORIZONTE Nº 4.185
    RITO ESCOCÊS RETIFICADO - RER
    GOB
    SEXTA-FEIRAS
    ESTRADA GERAL DA SERRA, 1500
    CAMBURIÚ – SC

    ARLS JERUSALÉM CELESTE nº 4186
    RITO ESCOCÊS RETIFICADO - RER
    GOB
    RUA AUGUSTA, 719 - SOBRELOJA - CERQUEIRA CESAR
    SÃO PAULO - SP

    ARLS REGENERAÇÃO Nº 207
    RITO ESCOCÊS RETIFICADO - RER
    GOB
    TERÇA-FEIRAS, ÀS 18:00h
    AV. SUL, 1800, SÃO JOSÉ
    RECIFE - PE

    ARLS LOJA LUZ INVISÍVEL

    RITO ESCOCÊS RETIFICADO
    CURITIBA – PR


    ARLS JEAN BAPTISTE WILLERMOZ nº 626
    RITO ESCOCÊS RETIFICADO - RER
    GLESP
    TERÇA-FEIRAS
    RUA SÃO JOAQUIM, 138 - LIBERDADE
    SÃO PAULO CEP 01508-000

    ARLS FRANCISCO RIBEIRO LIMA Nº 749
    RITO ESCOCÊS RETIFICADO - RER
    GLESP
    QUARTA-FEIRAS
    RUA PADRE ARNALDO, 185 - VILA SILVANIA
    CARAPICUÍBA CEP 06321-460

    ARLS TRADIÇÃO TEMPLARIA N° 190
    RITO ESCOCÊS RETIFICADO - RER
    GLMERJ
    SEXTA-FEIRAS
    RUA MARIS e BARROS, 945 - TIJUCA
    RIO DE JANEIRO-RJ

    São aqui em São Paulo, do GOB e da GLESP

    ResponderExcluir
  4. Boa noite a todos,...Este irmão anônimo parece que é um desconhecido mesmo, quem sabe ele não pode dizer, não é?
    Acho que é desde 2007 que existem lojas RER no Brasil e, também, como um irmão acima disse, o rito já era antes conhecido no Brazil em outras ordens...
    Particularmente, conheci o rito na GLNF, única potencia reconhecida na na época, ..há muito tempo atrás, aqui a M.´. é bem secreta..., ninguém sai dizendo que é M.´. e raramente se deixa tirar fotinho com os respectivos paramentos para uma exposição profana...
    É duro entender e, sobretudo, de reconhecer que existem "ordens dentro das ordens" ou podem ser chamdas de "ordens internas" e, é só se recordar do trabalho de Oswald Wirth dentro da M.´. e de outros, os quais garimpavam os verdadeiros Homens de desejo, ...infelizmente a M.´. que vemos hoje, é bem diferente de outrora, é bem raro encontrar um verdadeiro Iniciado e Iniciador de fato e de direito..., mas devemos lembrar da máxima, batei, batei que a porta abrirá, ...é a pura verdade para quando há um desejo real e méritos, é quando um real mestre aparece para iluminar nossos caminhos à seguir e, ainda, lembrando que, o êxito após, só depende de nós mesmos, ....mas é mais fácil colocar a culpa dos insucessos fora de nós, dizemos que tudo é difícil, impossível, infantil, que isso não funciona comigo, ....está certo, no começo existem dúvidas e etc, mas lembramos que nossa proposição para esta vida começa antes mesmo do nosso nascimento....., que pena que nossa lembrança se recorda somente do gostozinho, não é? Desejo bons trabalhos para todos e que o Eterno possa abençoar todas as Almas dos irmãos deste Blog, logicamente, ..conforme Seus critérios de ...
    Fraternais abraços,
    um amigo

    ResponderExcluir