Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 12 de maio de 2013

COVARDIA E LOUCURA



por Mario Sales, FRC



"Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "INDIFERENÇA":
Frater procure um psiquiatra.

Postado por Anônimo no blog IMAGINÁRIO DO MARIO em 12 de maio de 2013 10:54 "




A internet é o paraíso dos covardes. Talvez seja o meio de comunicação mais rápido na disseminação de mentiras e ofensas, de modo anonimo, sempre, que o homem já conheceu.
Aqui é possível inventar, mentir, caluniar alguém, sempre de modo anonimo, já que o covarde caracteriza-se por sua incapacidade patológica de assumir aquilo que diz.
Ele não tem rosto, não tem nome, não tem identidade, e nesta zona de conforto se sente a vontade para dizer o que quiser sem consequências, sem retorno, sem pudor, sem senso de fraternidade.
Sua intolerância é semelhante e diretamente proporcional a sua covardia e, uma vez protegido pelo anonimato, destila sua maldade e agressividade de forma calma e segura.
E ainda é capaz de chamar os outros de Irmãos (Frater em latim). Que irmão seria capaz de agir com tal falta de ética, com tamanha ausência de caráter, com um nível tão baixo de dignidade?



Só alguém que não pertence, mas finge pertencer a uma Ordem Tradicional, pagando em dia mensalidades que lhe dão a ilusão de ser um iniciado, teria tão pouco senso de hombridade a ponto de se comportar com um profano.
Lembremos que a iniciação é um processo interno de transformação alquímica do homem chumbo em homem ouro, e o homem ouro é um ser humano digno, íntegro que, aja como agir, é sempre leal, de forma até ingênua, a ponto de assinar suas opiniões sejam elas quais forem, como um homem digno deve fazer.
É certo que a dignidade nunca foi mercadoria farta, mesmo entre esoteristas; basta ver o trabalho de Aleister Crowley, este sim capaz de arrebanhar admiradores e adoradores descontrolados, já que independente das leis de karma, usou de forma intensa o recurso de seduzir as massas ignaras com técnicas primárias de sugestão e indução, coisas que quanto mais fraca a mente, mais eficácia tem.
E mentes fracas abundam. Mentes tão sem energia que são incapazes de pensar por si próprias e precisam de alguém que as guie, parafraseando Marília Gabriela, mentes de carneiro a tal ponto carneirais que necessitam de um pastor.
Graças aos Mestres não são estes a maioria das pessoas que vem a este espaço. Só lamento que as manifestações positivas que recebo venham a maioria das vezes por email e não comentários no blog. Muitos não querem participar do debate aberto por vários motivos.
E assim, no espaço vazio deixado pelos bons rosacruzes, avançam os falsos rosacruzes, os de mente limitada e pouca sensibilidade mística, os incultos e os indiferentes.
Não sou dado a profetizar, mas arriscarei agora.
Tais pessoas necessitam ter cuidado. A mesma covardia que os caracteriza os perseguirá em sua vida pessoal.
Não é possível que aquilo que eu sou anonimamente não se torne eventualmente revelado, pois, na Lei Cósmica, não existem flechas que avancem sempre em frente, mas apenas e tão somente bumerangues, que retornam diretamente sobre aqueles que os lançaram.
Que o Cósmico os proteja, porque nós, os Iniciados, já estamos protegidos pela nossa própria dignidade, esta loucura santa que é característica daqueles que vivem a experiência da comunhão íntima coma Divindade.
Assim Seja

10 comentários:

  1. Ainda espero o dia em que resolva enfrentar os questionamentos dos historiadores. Também dos iniciados em escolas tradicionais. Pois, só vejo e leio ataques pessoais. Parece-me que quanto maior a incapacidade de verdadeiramente defender os descabimentos do neo-rosacrucianismo maior o ataque as pessoas que os percebem...

    Escolas tradicionais nunca cobraram, não cobram e nunca cobraram de seus membros. Elas não estão preocupadas com quantidade e sim qualidade. Mais vale poucos e dedicados membros que milhares de pagantes de trimestralidades e cotas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: Onde se lê: "...nunca cobraram de seus membros.", leia-se: "...nunca cobrarão de seus membros."

      Excluir
    2. Concordo que a questão financeira precisa ser revista, mas vivemos numa sociedade materialista e hoje (diferente de antigamente), praticamente tudo precisa de algum tipo de recurso físico para operar.

      Antigamente se arrumava uma sala, estendia um painel no chão e ali havia uma loja maçônica. Hoje em dia, é de 2 a 5 salários mínimos pra entrar, de 50 a 150 reais em média por mês, fora as comilanças, auxílio em diversos níveis, até mesmo em caso de morte.

      Vejamos, a finalidade não era a de instruir e elevar através das iniciações, ritos e simbologia? Não eram selecionadas as pessoas com potencial de serem exímios iniciados? E se é algo para elevar o ser humano, por que se tornar algo acessível aos que possuem condições financeiras apenas?

      No século 18 e 19 fundava-se lojas com uma facilidade incrível, dessa ou daquela potência. Hoje, se não for do GOB ou GL é tudo expúria, mista, profana, etc. Acredito que deve ter em algumas dessas potências, verdadeiras lojas de nobres maçons, ao passo que, nas ditas Potenciais Regulares existem inúmeras lojas de profanos utilizando paramentos, que nunca foram e nunca serão verdadeiros iniciados.

      Do mesmo modo, o Martinismo original (fundado por Papus) tinha como regra de que cada oficial arcasse com suas despesas e que nenhuma mensalidade fosse cobrada, pois aquele era um ato de servir. Hoje, a TOM se entitula a tradicional e original. MAS (e digo em letras maiúsculas), se existe o título de L .'. I '.' , é porque há a possibilidade de ser iniciado por uma pessoa com tais poderes. Seria então uma iniciação dessas de fato autorizada e reconhecida?
      Pode ser que sim, mas isso não fará do iniciado apto a estar entre as colunas da TOM, pq para tal feito, precisa estar em dia com suas obrigações para com a AMORC e para com a TOM.

      Finalizando, concordo contigo em termos a parte da cobrança, mas não podemos esquecer o contexto atual do mundo em que vivemos. Um dos sistemas que admiro é o da OMCE. Você recebe um boleto para pagamento e mesmo que você não pague, recebe as instruções via correio. Isso acaba por se transformar num exercício de caráter atuando diretamente na Lei do Karma.

      Excluir
    3. Julio, embora não tradicional, a Fraternidade Rosacruz (Max Heindel) tem uma estrutura mundial, não-comercial e não-empresarial. E funciona! Logo, no mundo moderno é possível esta estrutura! Não cobra taxas fixas nem cotizações ou qualquer coisa do tipo. As custas são repartidas entre os membros de forma justa e sem sobras...

      Excluir
    4. Conheço o sistema e as obra de Max Heindel difundidos pela Fraternidade Rosacruz. No entanto, foi um sistema que não consegui me adaptar, não por causa do conteúdo e sim pelo sistema de instrução.

      Excluir
    5. Julio, mesmo a AMORC se cobrasse proficiência de seus membros para avançar a cada grau acredito que pelo menos 90% desistiria. Como é uma perca de receita altíssima você já sabe porque ela nunca pedirá que seus membros sejam proficientes nos seus ensinos...

      Excluir
    6. Meu caro Um Frater, concordo com você. No entanto, eu mesmo tenho um grau significativo de dislexia e tenho dificuldade de aprendizado, mesmo estudando bastante, lendo uma quantidade significativa de livros, monografias, textos, revistas, etc... preciso grifar, escrever nas beiradas, arquivar, tudo com a finalidade de não esquecer. Além disso, acredito que aja tópicos que atraiam mais a atenção do aprendiz. Eu particularmente ainda não tenho interesse por Kaballah. Isso quer dizer que se eu tiver que estudar kaballah sem estar munido de vontade, vou estudar nas coxa, vou perder mais facilmente a atenção e provavelmente não vou absorver o conteúdo. Se eu dependesse disso para subir determinado grau, estaria com sérios problemas, seria um místico "repetente".
      Divagações a parte, ainda assim, concordo que deveria ao menos ter um bate-papo para que os erros do buscador sejam elucidados e corrigidos. É por isso que tenho conversado com o Frater Mario periodicamente via skype, pois os irmãos com mais tempo de ordem preferem jogar conversa fora na hora do ágape do que debater profundamente os aspectos da senda.

      Abraço

      Excluir
  2. Primeiro: A Ordem não é tradicional, pois não pertence a nenhuma linhagem, portanto quem finge pertencer a uma Ordem Tradicional, não sou eu... creio que é você. Pagar em dia e achar-se iniciado... creio que é você. Esses rompantes de falso moralismo é de doer. "E mentes fracas abundam. Mentes tão sem energia que são incapazes de pensar por si próprias e precisam de alguém que as guie"...de quem será que você está falando ?
    Tu continua sem estudar, "Não sou dado a profetizar, mas arriscarei agora." Leia 12º e verá que um membro da hierarquia é proibido fazer profecias. E muito menos lançar feitiços, pois segundo HSL, isto é tipico de mentes não esclarecidas (leia envenenamento mental). E por fim Caro frater, não leve a vida tão a sério, tudo isto não passa de uma brincadeira, viver é uma grande brincadeira e muito rápida, sorria mais, ame mais, relaxe, tire de cima de si esta atitude messiânica, de que vai salvar o mundo e a amorc, tanto o mundo quanto a amorc já estão bastante crescidinhos, já sabem andar com as próprias pernas, aliás todos os dois já existiam antes de mim ou de você.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que esse Anônimo está precisando de um lote pra capinar ou de uma mulher pra namorar!

    ResponderExcluir
  4. Prezados, não entendo o porquê desta discussão.
    Ao fim e ao cabo todos buscamos o mesmo objetivo (assim eu espero), independentemente da filiação.
    Como dizia o próprio PAPUS, se formos analisar o início de qualquer Ordem, ela terá sido dissidente ou fundada por alguém, fato que não lhe retira o mérito.
    E, considerando que todos somos irmãos (como o cristianismo já prega desde seu nascimento), não existe ser mais ou menos legítimo para ser irmão de alguém.
    Abraços.

    ResponderExcluir