Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 13 de janeiro de 2019

ELOGIO DA COVARDIA


Por Mario Sales


A coragem é cantada em prosa e verso como uma virtude fundamental. No entanto, se pensarmos essencialmente na sobrevivência do indivíduo, ser corajoso atrai muito mais riscos e perigos.
Esconder-se, esgueirar-se, manter-se discreto e, se possível, invisível, sempre foi uma estratégia mais útil para manter-se incólume em meio a tantas ameaças à nossa integridade.
Sem uma saudável consciência dos perigos que nos cercam, portanto sem o medo, temos muito mais possibilidades de caminhar para nossa própria destruição.
A covardia, portanto, nos protege.
Isto não significa que a covardia seja melhor que a coragem. Trata-se apenas de uma estratégia alternativa que deve sim ser considerada dependendo do contexto.
Usar um ou outra maneira para enfrentar os perigos, provavelmente, não é opcional. Trata-se de um traço de comportamento, na minha opinião, mais biológico que cultural.
Como este ensaio é sobre a Covardia, e como ao longo dos séculos esta forma de comportamento tem recebido críticas e ataques, resta-me, para fazer a diferença, elogiar as virtudes de ser covarde.
Primeiro: como é óbvio, o covarde é um mestre da Dissimulação. Ou por estar desiludido consigo, ou por ser realista acerca de suas reais capacidades e habilidades pessoais, o covarde sempre evitará o combate, a disputa, o confronto. Tudo que aprendeu ao longo de uma vida inteira foi ocultar, da melhor maneira possível, seus inegáveis e indubitáveis defeitos.
E aí surge o primeiro equívoco positivo que a covardia verdadeira provoca. Todo covarde, por ser covarde, é um pacifista nato, já que em função de seu medo permanente pensará seis vezes antes de reagir a uma agressão. Paralisado pelo terror, poderia ser facilmente confundido, enganosamente, como alguém acima de reações beligerantes, um ser superior, quando na verdade sua principal preocupação é a autopreservação.
Segundo: o covarde aparentará ser um indivíduo altamente racional, um ser que não cede aos impulsos ou aos desejos, da ganância, quando na verdade o que o impede de ceder é o medo das consequências de seus atos ou de um desempenho pífio. Sua autocrítica é extremamente severa e o imobiliza, impedindo gestos demasiadamente intensos.
Terceiro: ao contrário dos infelizes, existe uma certa serenidade na covardia. Os infelizes lamentam-se de sua condição. Covardes SABEM de suas limitações, que não tem qualidades das quais se orgulhar e parecem conformados com isto, desde muito cedo na vida.
Esta situação gera o segundo equívoco positivo na vida dos covardes. Por ser consciente de sua incapacidade, o covarde sempre parecerá humilde, quando na verdade, o seu comportamento reservado é uma forma de evitar que outros percebam os muitos defeitos que julga possuir.
Não se trata de alguém negativo. O covarde sabe que não é o único a ter defeitos; no entanto, por ser covarde, evitará a todo custo expor esses defeitos a outros, a não ser como uma técnica de sedução. Afinal, todo psicólogo sabe que uma aparência frágil induz em outras pessoas um instinto de proteção. O covarde usará sua aparente fragilidade para inspirar compaixão no seu objeto de desejo, que não for suficientemente sagaz será facilmente vitima desta antiga armadilha emocional.
A compaixão é o primeiro passo para a empatia, que gera ternura e depois afeto. Ser covarde não significa ser estúpido.
Todos nós participamos do jogo da vida com as cartas que recebemos, tentando usá-las da forma mais lucrativa possível. Alguns compensam sua pouca força física com a inteligência; outros compensam a falta de beleza com a eloquência ou o talento artístico. Existem mesmo aqueles que, para superar a maldade que têm dentro de si dedicam-se intensamente a atos generosos.
O covarde, por ser covarde, jamais o fará, não por uma virtude ética, mas pelo medo das consequências. Assim é com o covarde, pois até para ser realmente mal é preciso coragem. O mal é destrutivo, ativo, avassalador. O indivíduo realmente mal impõe seus desejos, tripudia sobre os outros, despreza os fracos e os limites da ética.
E para romper as barreiras morais, uma de duas coisas é necessária: supor-se acima do Bem e do Mal, ou ser um indivíduo sem escrúpulos de ultrapassar os limites do bom convívio social.
Um ser verdadeiramente superior abre as portas que parecem restringir a maioria; o indivíduo maldoso apenas derruba as mesmas portas a pontapés.
Já o covarde, exatamente por ser covarde, jamais teria atitudes intempestivas que revelassem seus verdadeiros sentimentos. Só um indivíduo maldoso corajoso o suficiente para isso manifesta publicamente sua maldade.
De qualquer forma, por não manifestar o mal que traz dentro de si, o covarde será erroneamente considerado um virtuoso, da mesma forma que atribuímos sabedoria a quem se mantém em silêncio, até que ao abrir sua boca percebamos sua enorme estupidez.
Por último, é preciso fazer uma distinção entre dois tipos de pessoas: os impulsivos e os corajosos. Na verdade, a impulsividade é resultado do descontrole dos instintos, com a perda parcial ou total do senso de autopreservação.
Como dissemos, o medo de ferir-se, de ser destruído, física ou moralmente, tem um caráter biológico saudável.
Ausência de medo não é igual, portanto, à coragem. Pode ser apenas um problema de natureza neurológica ou psiquiátrica.
Um indivíduo corajoso, ao contrário, tem plena consciência dos riscos envolvidos em suas opções de ação e, mesmo assim, tem a determinação de enfrentar esses riscos e superá-los, na busca de um objetivo.
Já o covarde, por ser covarde, jamais corre riscos, aparentando assim ser uma pessoa extremamente sensata, quando na verdade tem apenas medo do fracasso.
Não fazer o mal, portanto, não é o mesmo que ser bom. Pode ser apenas medo de revelar-se em toda a sua natureza animal e instintiva. Da mesma maneira não correr riscos pode parecer prudência e moderação, quando na verdade, às vezes é uma estratégia covarde por medo do sofrimento e da dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário