Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A IMPORTANCIA DA OBJETIVIDADE NA SUBJETIVIDADE


por Mario Sales




É no processo de visualização criativa que fica claro a necessidade da objetividade em um das mais subjetivas técnicas rosacrucianas. Visualizar com sucesso e materializar determinadas necessidades materiais (casas, empregos, cursos, etc.) depende principalmente da clareza e concentração da idéia em questão em nosso desejo e necessidade.
Uma imagem fraca, pouco nítida, ou uma motivação pouco definida e sem uma fundamentação em um motivo realmente importante são condições determinadoras de fracasso na técnica.
Tanto a imagem deve ser clara quanto os motivos para visualizarmos o que desejamos também. É preciso saber tanto em nosso cérebro quanto em nosso coração, com nitidez e contornos bem definidos, aquilo que realmente queremos do Cósmico.


Uma pessoa insegura, para a qual as coisas podem ou não podem ser, que confunde indefinição e desorganização com "livre arbítrio", jamais vai materializar nada que necessite e é bem capaz de vaticinar para outros: "Isto é fantasia, esta técnica não funciona".
Com ela com certeza não, mas não porque a técnica é ruim.
Ou o rosacruz busca qualidade em suas experiências ou acumulará fracassos e se decepcionará. E nem todos os impressionantes conceitos e técnicas que a rosacruz ensina são tão intuitivos assim.
É preciso praticar e aperfeiçoar a prática, com o máximo de objetividade. Yogues meditam. Rosacruzes aplicam.
Visualização criativa não é a mesma coisa que sonhar acordado. É na verdade uma construção mental. E como na construção de uma catedral, é preciso suar e trabalhar muito. O resto não é visualização mas pura fantasia.

4 comentários:

  1. Saudações Frater Mário,

    Grata pelas informações objetivas sobre a criação mental.
    Bem que o frater poderia organizar um curso na Loja Grs. o que acha?
    Paz Profunda e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mário,

    Aos poucos juntando aos fragmentos de suas sábias palavras "visualizo" que a construção mental de uma Egrégora é que a transforma forte ou não!!! Protetora ou não!!!

    ResponderExcluir
  3. "Muitas escolas de ocultismo, especialmente na América, ensinam a desenvolver os poderes ocultos mediante o uso impróprio do que se conhece sob o nome de “poder da vontade consciente”. Essas escolas afirmam que o “eu objetivo” pode pedir e
    receber todas as coisas que desejar, impressionando, por meio do poder da vontade, ao “eu subconsciente”. Nos estados mais profundos de ioga, o estudante pode dirigir todas as coisas, porém não o faz “desejando” ou “querendo” no sentido que o mundo entende por esses termos, mas, sim, empregando a consciência da Realidade que mora dentro de si mesmo. É por esse
    motivo que, nas escolas superiores, raríssimas vezes se emprega a palavra “vontade”."

    ResponderExcluir
  4. Sugiro a leitura de Deuses Atômicos para quem quiser conhecer melhor ioga transcendental:

    OS DEUSES
    ATÔMICOS
    Revelações de Ocultismo
    e Ioga Transcendental
    Por M.
    http://www.mediafire.com/view/?0l90znzf5n2p6i5

    ResponderExcluir