Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

domingo, 20 de janeiro de 2013

MARISA MONTE E A MEDITAÇÃO


 por Mario Sales

Ouvindo Marisa Monte depois de meses.
A voz melodiosa confirma a tese de que o som tem efeito físico e emocional, principalmente o som agradável, harmônico, cálido.



É inevitável a sensação de ternura e tranquilidade, inevitável.
Hermógenes, meu velho e querido decano de Associação Brasileira de Professores de Yoga, não acreditava na meditação com música. Dizia que se buscávamos o silêncio mental, qualquer som interferiria.
Meditação com música de fundo, segundo ele, não era meditação, mas relaxamento, algo completamente diferente da meditação que exige um estado de atenção absoluto, que embora seja quietude é tensão de fluxo, como a discreta vibração de um cano quando a água passa por ele com muita pressão.
A pressão é um atributo da velocidade do fluxo e ao mesmo tempo, sua causa.
Mente livre de obstruções, de obstáculos ao fluxo, (livre das ilusões do ego que aqui ganham uma densidade atroz, capaz de interferir com o resultado da própria meditação), é um canal limpo para a passagem da energia que vem do Centro de toda a vida, contínuamente, trazendo na mesma onda, condições para a existência e informações para a otimização do desempenho do ser que vive.
Intuição é conexão, mas vida também é. Sem esta conexão é impossível existir a própria vida.
Mestre Hermógenes está certo.
Meditação é silêncio externo e fluxo interno.
Os passos são esses e sua ordem não muda desde os Rishis: os quatro passos do Samyama Yoga - prathyahara (abstração do meio à sua volta, que pode ser treinado, praticado como um exercício), dharana(concentração em um ponto da energia mental, que também pode ser treinado, praticado como um exercício), dhyana(um estado em que se está ou não se está, que não pode ser praticado, nem treinado, mas apenas desfrutado,  estado meditativo, gradualmente mais perfeito, durante a permanência do estado), para então entramos em Samadhy, ou Nirvana para os Budistas, ou despertar da Consciência Cósmica para os rosacruzes.
Quatro passos. Quatro fases. Apenas quatro fases para a Luz.
Curioso ter feito todo esta reflexão e quase ter entrado em Samadhy ouvindo um som, a música mântrica de Marisa.
Mantra. Talvez meu sábio Mestre Hermógenes não tenha considerado esta possibilidade.



Mantras também podem induzir o estado meditativo.
Como a música de Marisa.

5 comentários:

  1. Marisa fez 04 shows essa semana aqui em Recife-PE, na verdade estava previsto apenas 03, porém, a procura foi grande já que fazia um bom tempo que ela não se apresentava aqui.
    Chama a atenção, não sei se reparou, os cantores dito POP estão cada vez mais utilizando os sons da vogais, um exemplo é a banda de Rock Coldplay.
    Não sei se já leu, mas tem um livro interessante a respeito das letras, chamado A Magia do Verbo ou Poder das Letras, escrito por Jorge Adoum (Mago Jefa).

    Outro fato recente para mim que sou principiante nos assuntos cabalístico, foi lendo um livro sobre cabala que consta que no Hebraico pré-Moisés, se assim posso dizer, ele tinha sim o uso de sons das vogais, não diferentemente do Hebraico consonotal que conhecemos hoje.
    Logo, a utilização dos sons, principalmente das vogais impulsionam o relaxamento no processo de meditação.

    ResponderExcluir
  2. Frater Mario,
    Como sabe ter "quase ter entrado em Samadhy"? Não poderia ser apenas um estado hipinótico? Um mero "transe" de seu cérebro induzido pelo som? Todos esses fenômenos não são mais que meras distrações que nosso cérebro provoca para nos ludibriar do verdadeiro estado "real"...

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, Frater Mário.

    Há alguns anos desde 1984, trabalhando com cantoterapia, sei dos resultados da Voz Cantada pela próprio cantor e dos efeitos ouvir o outro cantando. É sensacional. Como pianista, professora de canto e técnica vocal aliei a técnica acadêmica aos sons vocalicos. É lindo demais. Sou Regente do Coral Municipal de Mongaguá e aplico esta técnica sem entrar em detalhes, tenho resultados incríveis, saímos até no "plim plim".
    Lais Andrade Fernandes. SRC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém melhor que a sra, sóror, para entender o significado e o poder do mais poderoso instrumento musical: a voz humana. Parabéns pelo seu trabalho e aceite minha inveja pelo seu conhecimento de música e canto, além da minha admiração. Paz profunda.

      Excluir
  4. obrigada, Frater.
    Paz profunda.
    Lais Andrade Fernandes

    ResponderExcluir