Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONVERSANDO COM FRATER FRANCISCO, SOROR MONICA E QUEM MAIS QUEIRA CONVERSAR 2


Mônica Lampe deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CONVERSANDO COM MONICA":

Fr. Francisco,

Saudações! Sou grata por suas considerações dentre as quais destaco as seguintes:
"As ferramentas estão aí, nas mãos dos membros, basta ter vontade de usar, cada qual é responsável pelo seu desenvolvimento."
"Nossa senda é muito solitária neste aspecto e creio que assim deva ser."
A Jornada Iniciática é individual, por que cada ser é manifestação única da energia Divina, assim cada u cântaro possui sua singularidade e seu tempo de mesclar-se com o conteúdo até perder seus contornos.
Pergunto:
O fato de tentar equalizar os participantes sobres os conceitos e fundamentos Rcs não seria uma interferência no livre-arbítrio e ritmo pessoal? Não seria uma interferência maior ainda no Crivo Cósmico?
Concordo com o Fr. quando diz que " muitos serão chamados e poucos escolhidos"
Sinto que cabe-nos apenas sustentar o amor incondicional em nossos corações e seguir nosso ritmo pessoal, respeitando o ritmo, a vontade, escolhas de temas de aprofundamento, o conhecimento integrado através da experiência, as deficiências, a salada russa e o caminhar de cada um. Sinto que a RC respeita este ritmo pessoal incondicionalmente assim como os Mestres Cósmicos.
Um abraço fraterno e Paz Profunda


Minha resposta:

Sóror Monica, a soror dirigiu-se em seu comentário ao Fr. Francisco, mas quero meter o bedelho.
 Quando eu, ou o Frater Francisco falamos em "tentar equalizar os participantes sobres os conceitos e fundamentos Rcs não seria uma interferência no livre-arbítrio e ritmo pessoal? Não seria uma interferência maior ainda no Crivo Cósmico?" estamos falando em dar e não em tirar alguma coisa de qualquer um que seja, nem que seja o chamado "livre" arbítrio.
Será que a soror acharia ruim que alguém da GLP lhe telefonasse preocupada com seu desempenho e absorção dos conceitos e ensinamentos rosacruzes? 
Será que qualquer membro ficaria chateado em perceber em um email ou outro tipo de contato um real interesse em acompanhar se o membro alcançou real compreensão  da técnica de visualização criativa? Será que rosacruzes tecnicamente mais competentes serão rosacruzes mais infelizes ou será que, finalmente, sua encarnação começará a parecer menos árdua, menos acidental, e mais relacionada a escolhas conscientes? Eis a questão.
Grande abraço sóror e obrigado por partilhar conosco suas posições.
Paz Profunda 

4 comentários:

  1. Frater Mário,

    Saudações!
    Eu sinceramente não gostaria de tal telefonema, gosto de liberdade de ir e vir, se tenho dúvidas pergunto, gosto da tentativa e erro, se sinto que não estou pronta não pratico determinados experimentos, se sinto que preciso aprender de forma mais árdua, acolho a escolha e as experiências decorrentes desta escolha. Acredito que os períodos de inconsciência e as experiências mais árduas também são importantes no processo de despertar.
    O que importa é cada passo da Jornada e não o destino.
    Mas como disse antes cada ser é único. Há aqueles que gostam de um "colinho".
    Penso que cada O. A. pode ter seu grupo de suporte como o frater sugere, sem que isso seja algo oficial e cobrado da GLP, não?

    Agradeço ao frater por disponibilizar este espaço de compartilhamentos.
    Um fraterno abraço e Paz Profunda.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Soror Mônica e Frater Mario! Sds R+C!
    Apenas hoje me está sendo possível comentar. Meus caros, outro dia, meu filho que se encontra nos graus de Atrium, teve certas dúvidas sobre a Aura. Mandou suas dúvidas via e-mail e recebeu pelo correio uma bela resposta além de um pequeno "tratado" sobre aura humana. Ficou feliz! Mas ele tem muito interesse e vontade de aprender os princípios. Achei muito bacana.
    Continuo mantendo a situação de que me assusta um pouco o desconhecimento de certos irmãos nossos a respeito da nossa tradição. Sinceramente, querida soror, é uma situação que me choca e a qual não sei ainda qual seria a solução. Não creio todavia em interferência no livre arbítrio em telefonemas e acompanhamentos, mas não gostaria também, haja vista que ainda acredito no tal ritmo individual.
    Talvez um questionário mais consistente antes da promoção de graus e o respectivo bloqueio até que as coisas não estivessem bem elucidadas e com todo o apoio da GLP? Sinceramente ainda não sei. Mas sei que podemos e devemos dar todo o apoio aos membros que estão chegando em nossos O.As. Como é importante um experiente mestre no Pronaos! Como é importante o discurso de orientação do pronaos! Todos os membros deveriam prestigiar. Deveria ser um dia especial com uma festinha , uma recepção calorosa e adicionalmente atividades como forum e bate papos informais de tira dúvidas sobre os principios e ensinamentos básicos além de debates livres. Há muito que melhorar no formato dos organismos e podemos ajudar muito!
    Enfim o assunto não se encerra por aqui e devemos pensar bastante em como contribuir com propostas e sugestões de forma que os membros tirem o máximo proveito de sua afiliação no sanctum e no lar, e ao cabo de alguns anos, possa conhecer bem os princípios intelectualmente e na pratica e dizer: Valeu (está) valendo a pena ser membro de tão maravilhosa organização! Paz Profunda e um grande abraço a ambos!
    Fr. Francisco

    ResponderExcluir
  3. Prezado Fr. Francisco, sinto que o mais importante antes de qualquer ação para o acolhimento dos novos membros, é se perguntar:" de que lugar acolho?"
    É preciso que os servidores dos O.A(s) tenham em seus corações um sentimento genuíno de amor incondicional, pois é o que dá a abertura para receber a inspiração e sabedoria Divina.
    Não foi o mestre Jesus que disse a seus discípulos para não serem hipócritas e fazerem apenas o que amassem?
    É o amor que atrairá novos membros afins, é o amor que acolherá estes membros e indicará a melhor forma de serví-los.
    Paz Profunda.
    E Gratidão fr Mário por disponibilizar este espaço de compartilhamento.

    ResponderExcluir